O presidente da Assembleia Legislativa dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, apelou hoje à sociedade para que se mobilize na “luta pela preservação” do planeta, começando pelas ações desenvolvidas na rotina diária em casa, no emprego ou na escola.

O responsável pelo parlamento açoriano falava na abertura oficial dos XXVII Encontros Filosóficos, que decorrem até sexta-feira na Escola Secundária Manuel de Arriaga, na cidade da Horta, ilha do Faial.

“Sentimos na pele o alcance deste desafio, por isso temos todos de fazer a nossa parte, começando pela nossa ação no dia-a-dia, em casa, no local de trabalho ou na escola”, afirmou, citado em nota de imprensa, salvaguardando a necessidade de alteração de hábitos e rotinas que permitam “exigir maior responsabilidade e ação às instituições e aos órgãos de governo próprio”.

Luís Garcia considerou que as alterações climáticas, como consequência de atos passados, são hoje “uma realidade bem presente”, cujos impactos exigem “uma conjugação de esforços em todas as linhas da sociedade”, tendo destacado os compromissos assumidos pelos Açores “para alcançar a sustentabilidade e neutralidade climática”.

O presidente do parlamento exemplificou com o investimento que tem sido feito pela região na área das energias renováveis e na proteção dos oceanos, tendo apontado que a região “assumiu o compromisso de, até final deste ano, tornar 30% do mar” da região “em áreas marinhas protegidas”.

Luís Garcia considerou que os Açores têm assumido uma posição “corajosa, liderante e verdadeiramente defensora do mar”, referindo-se à aprovação parlamentar da moratória à mineração e às atividades de prospeção em zonas marinhas sob gestão da região, na semana passada, pelo parlamento, desafiando o Governo da República a atuar no mesmo sentido.