O Governo dos Açores adjudicou a empreitada de reforço do Porto das Lajes das Flores, num investimento superior a 6,1 milhões de euros, na sequência dos prejuízos causados pela depressão ‘Efrain’ em dezembro de 2022, foi hoje anunciado.

Numa nota de imprensa divulgada no ‘site’ oficial do Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM), a secretaria regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas informa que “acaba de adjudicar” a empreitada de reforço do Porto das Lajes das Flores ao agrupamento de empresas Tecnovia Açores – Sociedade de Empreitadas, S.A., Sacyr Somague, S.A., Etermar – Engenharia e Construção, S.A.

Em outubro de 2019, o furacão ‘Lorenzo’ destruiu o molhe do porto das Flores, o único porto comercial da ilha, que voltou a ser afetado, em dezembro de 2022, devido à passagem da tempestade Efrain.

De acordo com a secretaria regional, esta obra de proteção de “emergência” tem um prazo de execução de 135 dias e envolve um investimento superior a 6,1 milhões de euros, perspetivando o executivo que a empreitada arranque “o mais rapidamente possível”.

Citada na nota de imprensa, a secretária regional da tutela, Berta Cabral, sublinha que “este processo tem sido tratado com a máxima prioridade e com indispensável urgência”, acrescentando que “esta é uma obra de proteção de emergência” que “tem de começar o mais rapidamente possível”, aproveitando “a janela de oportunidade concedida pelo período de verão”.

“Importa criar, muito rapidamente, as melhores condições possíveis para a operacionalidade do porto, a proteção da nova ponte-cais e o abastecimento adequado da ilha das Flores”, sublinha Berta Cabral.

Estão em curso os estudos e o projeto das obras definitivas de proteção do Porto das Lajes das Flores.

No âmbito da empreitada de proteção de emergência, pretende-se “construir estruturas com um carácter temporário”, que permitam “melhorar as condições de abrigo da bacia do porto e do terrapleno” até que fiquem concluídas as obras do novo molhe do Porto das Lajes das Flores, adianta ainda a secretaria regional.

PUB