A Secretária Regional da Saúde, Mónica Seidi, anunciou esta sexta-feira a publicação dos critérios de referenciação dos Cuidados de Saúde Primários para a consulta de especialidade de Psiquiatria, no âmbito do Plano Regional para a Saúde Mental dos Açores.

Mónica Seidi falava na sessão de abertura das 20.ª Jornadas de Medicina Geral e Familiar, que decorrem no Pico, e que incluem a participação de mais de 170 médicos de Medicina Geral e Familiar, relembrando que a Saúde Mental é uma prioridade para o Governo Regional.

A estratégia de promoção de saúde mental e prevenção de doenças psiquiátricas passa pelo desenvolvimento de um sistema que conduza à prestação de melhores condições aos doentes, e pelo combate ao estigma da saúde mental.

“O documento hoje publicado pretende ser mais uma ferramenta de trabalho, de forma a auxiliar os médicos dos Cuidados de Saúde Primários, na medida em que identifica várias perturbações do foro psíquico mais comumente encontradas na prática diária e geridas neste âmbito; dá sugestões relativamente a possíveis indicações terapêuticas e à necessidade de realização de exames complementares de diagnóstico e, por fim, assumindo que estas ações não surtiram o efeito desejado, indica também quando proceder à referenciação hospitalar destes doentes”, disse a governante.

O texto faz parte de um conjunto de ações a implementar no âmbito do Plano Regional de Saúde Mental, elaborado pela Estrutura para a Saúde Mental dos Açores, coordenada pelo médico psiquiatra Henrique Prata Ribeiro.

Mónica Seidi disse ainda que “os cuidados primários de saúde são essenciais numa política de saúde bem estruturada e organizada, tanto na medicina preventiva, como na educação para a saúde ou na prestação de cuidados de saúde a todos os Açorianos, que se deve estruturar numa política de proximidade dos centros de saúde aos utentes”.

E concretizou: “A Medicina Geral e Familiar está assim na linha da frente dos cuidados de saúde, e deve ser a base de um sistema de saúde que se quer robusto e eficaz”.

PUB