O Conselho Municipal de Desenvolvimento e Coesão Social, presidido por Pedro Nascimento Cabral, aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, a Estratégia Local Integrada de Combate à Pobreza e Exclusão Social.

“Alcançar consenso sobre esta matéria é um passo muito importante na criação de um concelho mais justo, unido e capaz de ir ao encontro das necessidades de quem mais precisa. Este é um órgão muito importante para nós. Valorizamos a vossa experiência no terreno e, tenho a certeza que juntos somos capazes que fazer a diferença”, salientou o autarca.

Com o objetivo de combater a pobreza e a exclusão social até 2026, este documento contempla uma análise pormenorizada do quadro socioeconómico do município, sugerindo um plano de ação com 71 medidas a implementar pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento e Coesão Social de Ponta Delgada.

A Estratégia Local Integrada de Combate à Pobreza e Exclusão Social vai incidir sobre diferentes públicos e múltiplas áreas de intervenção, procurando, entre outras coisas, reforçar a resposta na habitação, diminuir o número de pessoas em situação de sem abrigo, fomentar um estilo de vida saudável e criar um sistemas de atuação junto de pessoas com problemas de saúde mental.

Agora com o aval de todos os elementos deste órgão, o documento final vai ser submetido à apreciação e votação da Assembleia Municipal.

“Esperamos aprovação por parte da Assembleia Municipal. Com o apoio deste conselho estamos confiantes no resultado final. A implementação desta estratégia é urgente e uma prioridade para nós”, afirmou Pedro Nascimento Cabral, Presidente da autarquia.

O Conselho Municipal de Desenvolvimento e Coesão Social foi instalado a 30 de maio de 2022. É formado por representantes de Instituições Particulares de Solidariedade Social com sede ou delegação no concelho de Ponta Delgada e tem como objetivo a concertação de ideias e estratégias que visam contribuir para o desenvolvimento social, coesão e sustentabilidade do concelho de Ponta Delgada.

PUB