A Câmara Municipal de Ponta Delgada promoveu hoje um abate urgente de 15 árvores na rua de Rua Embaixador Faria e Maia, que se encontravam em elevado estado de fragilidade e podridão, colocando em risco a segurança de pessoas de bens.

Esta intervenção do município surgiu no seguimento de uma análise fitossanitária e avaliação de risco de rutura, na sequência da queda de um dos exemplares de grevileas sobre uma viatura.

No relatório sobre este incidente, a Direção Regional dos Serviços Florestais refere que “a árvore e o cepo evidenciam problemas graves no sistema radicular” e que “ a nível fitossanitário todas as árvores apresentam problemas mais ou menos graves, nomeadamente podridões no seu tronco e feridas nas raízes. Todas as caldeiras são efetivamente reduzidas face à dimensão dos indivíduos, estando já a causar danos no passeio e condicionando naturalmente a mobilidade urbana”.

Neste sentido, a Divisão de Desenvolvimento e Monitorização de Equipamentos Municipais, responsável pela manutenção dos espaços públicos municipais, foi levada, como forma de salvaguardar a integridade de pessoas e bens, neste arruamento e estacionamento público, a proceder ao corte destas árvores ao abrigo da legislação em vigor.

Recorde-se que o Município de Ponta Delgada tem cerca de 57 hectares de áreas de jardins e espaços verdes, contando com mais de oito mil árvores plantadas em espaços públicos municipais.