O grupo parlamentar do PS/Açores acusou hoje o Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) de tomar decisões “mais com o objetivo” de se “manter no poder”, alegando que falta uma estratégia que “seja benéfica” para a região.

“Quem está a governar é a coligação de cinco partidos [referência aos acordos de incidência parlamentar do executivo com o Chega, IL e deputado independente no parlamento açoriano] e que conjugam determinadas decisões que acabam por ser empurradas mais com o objetivo de se manterem no poder do que propriamente estruturar um raciocínio, uma estratégia que seja benéfica para todos”, afirmou o deputado do PS/Açores João Vasco Costa.

O parlamentar socialista açoriano falava após uma com a Associação Comercial e Industrial de Santa Maria (ACIISMA), no âmbito das jornadas parlamentares do PS/Açores que decorreram esta semana, naquela ilha açoriana, subordinadas ao tema “Políticas de Coesão e Desenvolvimento para a Ilha de Santa Maria”.

João Vasco Costa assinalou que “foi mais ou menos transversal” em todas as reuniões e contactos dos deputados socialistas um conjunto de “preocupações que se mantém ao nível de acessibilidades de transportes marítimos de mercadorias e passageiros”.

O deputado adiantou que em “todas” as reuniões e visitas as associações e instituições “manifestaram, de alguma forma, preocupação pela ausência de uma resposta” do executivo açoriano.

“Sentimos que os marienses estão preocupados e têm a noção que este não é um rumo benéfico para Santa Maria”, afirmou João Vasco Costa.

O deputado referiu que o PS tem feito “alertas sistemáticos” sobre a governação açoriana, garantindo que o partido vai “continuar a chamar a atenção” para “a alteração de determinados comportamentos” e “decisões” do executivo regional de coligação.

“Vamos mostrar qual seria a estratégia que entendemos que deveria ser tomada para aquilo que achamos que é preocupante e penalizador para o crescimento das nossas ilhas”, vincou, acrescentando que o Governo Regional tem feito “ouvidos de mercador” aos “alertas”.

PUB