Museu Hebraico de Ponta Delgada celebra 8.º aniversário com “open days” e concertos gratuitos

O Museu Hebraico Sahar Hassamaim – Portas do Céu, antiga Sinagoga de Ponta Delgada, celebra, no próximo dia 23 de abril, o oitavo aniversário da sua inauguração.

Para assinalar esta data, a Câmara Municipal de Ponta Delgada vai promover “open days” e três concertos com o Coro Johann Sebastian Bach.

Nos dias 22 e 23 de abril, este espaço municipal irá aplicar um horário alargado de abertura ao público, para visitas personalizadas, entre as 10h00 às 18h00.

Para além destas visitas, haverá ainda nos dias 21, 22 e 23 de abril, pelas 21h30, momentos de música intimista, à luz das velas e ao perfume de flores brancas, com o concerto “Shema Yisrael”, interpretado pelo Coro Johann Sebastian Bach, sob a direção musical de Cristiana Spadaro e direção artística de Pasquale Sansanelli.

A interpretar 13 músicas cantadas em hebraico, entre elas “Zehòr davàr”, “Kadysh” e “Tum Balalaika”, estarão as sopranos Ana Isabel Medeiros e Marta Brum, as contraltos Ermelinda Medeiros, Joana Raposo, Irene Castro e Maria Rita Medeiros, os tenores Nuno Moniz, Rodrigo Amaral, Rui Paiva e os baixos António Cabral, César Silva e Hélder Almeida.

Este coro será acompanhado por Cristina Spadaro (piano), Natália Zhilkina (violino), Lídia Medeiros (violino), Pasquale Sansanelli (viola) e Natália Ferraz (violoncelo).

A entrada para os concertos é gratuita e os bilhetes têm de ser levantados de 19 e 20 de abril entre as 14h00 e as 17h00, no próprio edifício da Sinagoga, na Rua do Brum n.º 16.

Fundada em dezembro de 1836 por um grupo de judeus originários do reino de Marrocos, a antiga Sinagoga Sahar Hassamaim foi recuperada pela Câmara Municipal de Ponta Delgada e transformada em museu da memória hebraica e centro cultural.

O edifício esteve votado ao abandono durante mais de cinco décadas, tendo a autarquia transformado o mesmo num espaço diferente e de extrema importância em termos patrimoniais e culturais, mas também em termos turísticos, porque Ponta Delgada passou a fazer parte do roteiro das várias cidades do mundo com legado hebraico.

Recorde-se que o processo que levou a que Sinagoga passasse para a posse da Câmara Municipal de Ponta Delgada surgiu na sequência do acordo assinado em 2009 com a Comunidade Israelita.

Desde essa data, e por um período de 90 anos, a Sinagoga passou a ser pertença do Município, que salvaguardou o património histórico e cultural, assim como o legado hebraico existente nos Açores, promovendo a sua divulgação turística pela comunidade judaica espalhada pelo mundo.

PUB