O BE/Açores considerou hoje “irresponsável e insensível” que o Governo Regional esteja a “cortar para cerca de metade” o apoio público às associações de proteção animal, defendendo que “deve ser imediatamente revertida” a decisão.

O partido revela ter conhecimento de “associações que já foram informadas formalmente desta decisão”, que “vai asfixiar” estas entidades que “acabam por fazer um trabalho que devia ser uma responsabilidade do próprio Governo”.

O partido adianta que as associações “estão muito preocupadas”, porque “vão ficar numa situação financeira insustentável” e “sem capacidade para pagar os tratamentos veterinários e a alimentação dos animais que têm a cargo”.

Segundo avança o BE, as associações de proteção animal dos Açores “estão a ser informadas pelo Governo de que o apoio público que recebem será cortado para cerca de metade este ano”.

“Esta decisão do governo é irresponsável e insensível, por isso, o Bloco defende que deve ser imediatamente revertida”, lê-se num comunicado de imprensa do partido, que defende um aumento das verbas destinadas a apoiar a atividade das associações de proteção animal.

O partido critica a justificação do Governo quando diz que a redução de apoios se fica a dever ao aumento do “número de associações”.

“Se o número de associações aumentou, é porque a necessidade de acolher e tratar de animais abandonados também aumentou, por um lado porque, finalmente, entrou em vigor nos Açores a política de ‘abate zero’, mas também devido às dificuldades económicas por que muitas famílias estão a passar”, defende o BE.

O BE/Açores sustenta que o “Governo demite-se da responsabilidade de acolher, tratar e encontrar soluções de adoção para os animais abandonados e errantes, atribuindo este trabalho às associações, e agora faz um corte drástico nas verbas que atribui às associações para cumprirem esta tarefa”.

PUB