O clássico Benfica-FC Porto domina a I Liga de futebol em fim de semana de Páscoa, com os ‘encarnados’ a poderem ter via aberta para o título, enquanto os ‘azuis e brancos’ estão obrigados a vencer.

A diferença de 10 pontos entre o líder Benfica e o rival FC Porto, segundo classificado, coloca na sexta-feira, em jogo com início às 18:00 no Estádio da Luz, a pressão do lado da equipa de Sérgio Conceição.

As contas parecem claras: para as ‘águias’, uma vitória, que seria a 11.ª consecutiva na prova, deverá estender a passadeira para o 38.º título da sua história, tendo em conta que ficaria com mais 13 pontos e a vantagem no confronto direto, a 21 pontos do final da competição.

O empate também pode vir a servir à equipa de Roger Schmidt, mas para o FC Porto é quase certo que só uma vitória na Luz poderá relançar a sua candidatura e quando até final da época o Benfica ainda receberá o Sporting de Braga e visitará o Sporting.

No jogo, que terá, uma vez mais, arbitragem de Artur Soares Dias – o 10.º da sua carreira -, o Benfica contará com as habituais opções, exceção ao lesionado Gonçalo Guedes, reforço de inverno, mas no FC Porto são várias as dúvidas.

Diogo Costa, Pepe, Zaidu, Evanilson e João Mário têm figurado no boletim clínico, e mantêm-se em dúvida para o jogo.

De olho no clássico estará o Sporting de Braga, terceiro, que apenas entra em campo no sábado, com a receção ao Estoril Praia (15.º), numa fase em que ‘morde os calcanhares’ ao FC Porto, a dois pontos, na luta pela entrada direta na ‘Champions’.

A equipa de Artur Jorge teve também o bónus, a meio da semana, de ver o Sporting, quarto classificado, atrasar-se ainda mais na luta pelo terceiro lugar, o último de acesso à Liga dos Campeões, ao empatar em Barcelos (0-0), ficando a cinco pontos.

Os ‘leões’ defrontam fora nesta 27.ª jornada o Casa Pia, sétimo, no único jogo a disputar no domingo de Páscoa, a partir das 18:00.

Na ronda, destaque ainda para a luta pelo quinto lugar, com Arouca e Vitória de Guimarães com os mesmos 41 pontos, e com mais três do que o Casa Pia.

O Arouca, quinto, recebe no sábado o aflito Marítimo (16.º), e o Vitória de Guimarães, sexto, visita ainda na sexta-feira o Boavista (12.º).

Na fuga à descida, o Paços de Ferreira (17.º) recebe no sábado o Famalicão (nono), com os pacenses em recuperação tímida, com o regresso de César Peixoto, enquanto o Santa Clara (18.º) abre a jornada na sexta-feira nos Açores diante do Vizela (oitavo).

A equipa açoriana, afundada no último lugar, a 10 pontos do primeiro a salvo, o 15.º, ocupado pelo Estoril, não vence há 13 jornadas, desde 14 de novembro, acumulando desde então 11 derrotas e dois empates.

Programa da 27.ª jornada

Sexta-feira, 07 abr:

  • Santa Clara – Vizela, 14:30 locais (15:30, horas de Lisboa).
  • Benfica – FC Porto, 18:00.
  • Boavista – Vitória de Guimarães, 20:30.

Sábado, 08 abr:

  • Arouca – Marítimo, 15:30.
  • Paços de Ferreira – Famalicão, 18:00.
  • Portimonense – Rio Ave, 18:00.
  • Sporting de Braga – Estoril Praia, 20:30.

Domingo, 09 abr:

  • Casa Pia – Sporting, 18:00.

Segunda-feira, 10 abr:

  • Gil Vicente – Desportivo de Chaves, 20:15.