A 15.ª edição do Torneio Internacional de Futebol Infantil Sub-11 está de regresso a Ponta Delgada de 5 a 8 de abril, contando com a presença de 24 equipas, oriundas de 8 países.

Trata-se de uma organização do Clube União Micaelense, com o apoio financeiro e logístico da Câmara Municipal de Ponta Delgada, que traz ao maior concelho dos Açores mais de 3 mil pessoas, entre jogadores, treinadores, dirigentes e familiares.

“É um orgulho acolher este evento desportivo que projeta, dignifica e eleva Ponta Delgada para elevados padrões de excelência e contribui para a dinamização económica da ilha e da região”, referiu o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada.

“Este torneio combina as vertentes social e desportiva, incentiva à prática desportiva e convida ao intercâmbio cultural, transmitindo valores como a solidariedade, a amizade e a entreajuda”, sustentou Pedro Nascimento Cabral.

O autarca enalteceu a capacidade organizativa do clube presidido por Manuel Arruda  que, em tempo recorde, e por questões de segurança, alterou o recinto do evento que, este ano, excecionalmente, vai ter lugar no Lajedo, e expressou a profundidade gratidão por este torneio infantil, o maior e o mais antigo,  acontecer uma vez mais em 2023.

Manuel Arruda reconheceu que a mudança de recinto apresentou-se como um desafio enorme à capacidade organizativa do clube. O dirigente, que falava na Conferência de Imprensa do evento, destacou o know-how da equipa que organiza o torneio e que é constituída apenas por elementos do clube, deixando uma palavra de gratidão e reconhecimento ao Diretor Arsénio Furtado, e à Câmara Municipal de Ponta Delgada, na pessoa do seu Presidente e do Vice-Presidente, por “desde a primeira hora ser fundamental para a realização desse torneio que já alcançou prestígio”.

Uma ideia corroborada pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Furtado, que destacou a consistência do evento, o facto de se apresentar aprimorada de ano para ano, o que, nas suas palavras, só acontece quando há amor por aquilo que se faz.

Este ano o evento conta com a participação de equipas do continente (Sporting Clube de Portugal), Madeira e Açores (Faial, Pico, Terceira, Graciosa e São Miguel).

A nível internacional, estão representadas equipas do Cazaquistão, Estados Unidos da América, Canadá, Bermuda, Cabo Verde, Uruguai e Itália.

Este ano, os troféus são obra e arte do único e último mestre chocalheiro dos Açores, património cultural imaterial da Unesco, criados por António Costa, 90 anos de idade, da ilha Terceira.

O patrono do 15th International Football Tournament Azores U11 é António Aguiar Machado, sócio do clube, e figura de referência do desporto açoriano. Perante a comunicação social, a filha Helena afirmou ser um orgulho o pai ter sido o escolhido para este reconhecimento, lembrando que o pai dedicou a sua vida ao desporto e ao clube União Micaelense, onde, entre outros papéis, foi jogador e treinador.

Mais informações sobre o evento nas páginas de Facebook e Instagram do clube e através da aplicação do torneio.