A Secretária Regional da Educação e dos Assuntos Culturais, Sofia Ribeiro, anunciou que já estão disponíveis sete cursos ‘online’ sobre a transição e a literacia digital e a segurança online para professores e para encarregados de educação.

“É necessário que os alunos, os docentes e os cidadãos em geral não se posicionem como meros utilizadores, mas sim como dinamizadores da tecnologia” considerou.

A governante frisou que a aposta na formação quer dos docentes, quer dos encarregados de educação “é de extrema importância” uma vez que permite “a normalização da digitalização” nas escolas através “da promoção do bom uso das tecnologias” e da sua “utilização segura”.

Sofia Ribeiro explicou que, para os professores e educadores, foram criados quatro cursos. “Ferramentas digitais”, “Segurança online”, “Gamificação como ferramenta para educar” e “Inovação e design thinking”.

Para os Encarregados de Educação foram definidos três cursos. “Competências e literacia informática básica”, “Ferramentas digitais (e-mail, videochamada e armazenamento de informação” e “Redes sociais: perigos e cuidados a ter na sua utilização”.

De acordo com a titular da pasta da Educação, foram ainda criados “manuais de instruções com informação útil” sobre os cursos abertos.

Sofia Ribeiro afirmou que, até 2025, e no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, para além destas sete formações “serão lançados mais 17 cursos para os docentes e encarregados de educação nas mesmas temáticas”.

Os cursos são gratuitos e poderão realizar-se a partir de qualquer dispositivo com ligação à internet, bastando aceder à plataforma em: https://moocs.edu.azores.gov.pt/app/