O vice-presidente do Governo dos Açores, Artur Lima, anunciou hoje que o executivo está a “avaliar” o alargamento do programa Nascer Mais a outros concelhos da região e assim chegar a mais agregados familiares.

Artur Lima, que esteve hoje nas Velas, em São Jorge, fez um ponto de situação da iniciativa à saída da Farmácia da Santa Casa da Misericórdia das Velas, recordando que o programa Nascer Mais “é um projeto-piloto” e adiantando que o executivo açoriano está a “avaliar para, com cuidado, avançar no sentido positivo de ajudar a mais famílias”.

“O Governo considera alargar este programa Nascer Mais a outros concelhos”, salienta Artur Lima, citado numa nota de imprensa.

O programa Nascer Mais, que consiste na atribuição de um ‘plafond’ de 1.500 euros às famílias para adquirirem produtos de bem-estar e de saúde na farmácia, aplica-se aos doze concelhos que apresentaram uma quebra populacional acima dos 5% negativos entre 2011 e 2021, de acordo com a nota divulgada no ‘site’ do Governo dos Açores.

No período entre 2021 e 2011, os concelhos de Velas e da Calheta tiveram quebras populacionais na ordem dos 8,6% e dos 8,9%, respetivamente, sendo que “já foram atribuídos cerca de 600 mil euros” a 404 famílias, segundo Artur Lima.

No caso de São Jorge, o vice-presidente do Governo dos Açores (PSD(CDS-PP/PPM) indica que “já foram atribuídos perto de 90 mil euros a cerca de 60 famílias”.

“É uma ajuda importante para os casais com filhos, na medida em que apoia na aquisição de produtos de bem-estar e de saúde, como é exemplo as vacinas não incluídas no Plano Nacional de Vacinação, papas ou medicamentos”, salienta Artur Lima.

Em 2023, o Nascer Mais beneficia de um investimento de 1,5 milhões de euros.

Em 06 de fevereiro, o Conselho do Governo dos Açores aprovou uma resolução que prorroga, para este ano, o programa Nascer Mais.

Até 31 de janeiro, foram deferidas 350 candidaturas, no valor de 1.500 euros cada, o que representa um investimento de 525 mil euros.

Por concelhos, verificava-se que dos 350 processos deferidos, 21 foram no Nordeste, 17 na Povoação, 51 em Vila Franca do Campo, 125 na Praia da Vitória, 31 em Santa Cruz da Graciosa, 22 na Calheta, 32 nas Velas, 17 nas Lajes do Pico, 23 em São Roque do Pico, quatro nas Lajes das Flores, quatro em Santa Cruz das Flores e três no Corvo.