O Vereador da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Sérgio Rezendes, deu a conhecer este domingo, o mais recente projeto cultural da autarquia, que visa disponibilizar “para os quatro cantos do mundo” documentação histórica que remonta ao século XVI.

“O nosso arquivo data ao tempo em que Ponta Delgada ainda era uma vila e não uma cidade. Estamos a falar de documentação de cerca de 1514 que se prolonga até ao final da Primeira República, ou seja, até próximo de 1926, dando a conhecer vários aspetos pertinentes do passado do nosso município ”, refere o autarca.

Este projeto surgiu com o intuido de preservar estas espécies antigas, evitando o seu manuseamento físico, mas também para “levar Ponta Delgada além fronteiras”.

“Ponta Delgada torna-se assim disponível digitalmente a todos os investigadores, aproximando povos e posicionando o município ao nível planetário, contribuindo para um debate académico entre margens atlânticas cada vez mais agregador de civilizações, e já não apenas ao nível de freguesias, ilhas ou nações”, reforça Sérgio Rezendes.

Durante a cerimonia de celebração dos 477 anos da cidade de Ponta Delgada, o Vereador responsável pelo pelouro da Cultura explica que “os arquivos digitais revolucionaram o estudo das sociedades, permitindo a seu estudo à distância”, relembrando que “uma sociedade sem arquivos é uma sociedade doente, sem capacidade de memória e de corrigir os seus erros. Os arquivos não são o passado, mas sim futuro de qualquer civilização ou povo”.

Os documentos originais vão permanecer guardados e preservados na Biblioteca Pública e Arquivo de Ponta Delgada. A versão digitalizada pode ser consultada através do link http://arquivomunicipal.cm-pontadelgada.pt/

PUB