Sebastien Loeb, tripulando um Skoda Fabia RS Rally2, foi o vencedor do 57º Azoes Rallye, prova açoriana da Toyr European Rally Series e Campeonato dos Açores de Ralis que teve no pódio final três campeões mundiais.

Nove vezes campeão mundial, Loeb não poderia ter desejado melhor estreia no arquipélago dos Açores e ao volante de um carro desta categoria.

O francês venceu cinco das doze classificativas que compunham as duas etapas e chegou a Ponta Delgada com uma vantagem de quase 20 segundos para a concorrência.

Segundo classificado, Andreas Mikkelsen dispôs de uma viatura semelhante à do vencedor. O norueguês, campeão do WRC2 em 2021, perdeu algum tempo na primeira etapa, realizou a segunda ao ataque mas acabou por se atrasar devido a um toque já perto do final.

No lugar mais baixo do pódio ficou o espanhol Nil Solans, campeão mundial júnior em 2017, atrasado na primeira etapa devido a uma escolha de pneus muito conservadora mas que recuperou três posições no último dos dias de competição.

Estreante nesta edição da organização do Grupo Desportivo Comercial, Ole Christian Veiby concluiu a primeira etapa no terceiro posto mas veio a cair para a quarta posição nas secções complementares após ter efetuado dois piões.

O checo Erik Cais também tentou lutar pelo pódio, chegou a ser o mais rápido numa prova especial mas furou na Power Stage, a segunda passagem por Ribeira Grande, e regressou a Ponta Delgada, cidade anfitriã, no quinto lugar.

O que disseram os pilotos

Sebastien Loeb

Sebastien Loeb, 1º classificado:
“O balanço final do Azores Rallye é muito positivo. Vínhamos para nos divertir e conseguimos isso em pleno nesta ilha tão bonita e em que todos vivem os ralis. Para além disso, tivemos uma bela luta com o Andreas Mikkelsen que nos fez ter ainda que acelerar grande parte do tempo. Tenho pena de não ter podido ver o cenário das Sete Cidades nos reconhecimentos. Adorei esta classificativa e, mesmo depressa e durante o rali, consegui deitar umas olhadelas para o lado e adorei a vista. Nesta minha primeira experiência em competição com um carro Rally2, achei-o bastante evoluído, com um chassis muito parecido com os dos Rally1, e que é uma boa escola para quem passar para os carros mais potentes.”

Andreas Mikkelsen

Andreas Mikkelsen, 2º classificado:
“Infelizmente furamos logo na primeira classificativa e tivemos que refrear o andamento para prevenir outro furo numa etapa sem assistência. Para além disso, os nossos pneus não funcionaram como queríamos. Na segunda etapa decidimos parir ao ataque e recuperar algum tempo. Logo a quem… (risos) Cometemos um erro e, a partir daí, tornou-se impossível lutar pela vitória. De qualquer forma, voltamos a adorar neste rali de que tanto gosto.”

Nils Solans

Nils Solans, 3º classificado
“Finalmente terminamos este rali. Na primeira etapa escolhi pneus demasiado duros e acabei perdendo algum tempo. Na segunda etapa, a nossa escolha já foi melhor e pude adotar o ritmo que queria. Realizamos alguns bons tempos e acabamos no pódio. Esta foi uma muito boa experiência e foi também bastante bom poder rodar em condições de competição em todo o traçado desta prova em que sempre desejei alcançar um bom resultado.”

Ricardo Moura

Ricardo Moura, vencedor do CAR:
“Regressei a este rali em faço sempre questão de participar e de que tenho tantas recordações e muitos momentos bons mas acabei por acusar a falta de ritmo pois estava parado há um ano. Já vi que, da próxima, tenho que participar numa ou duas provas antes para recuperar alguns automatismos. Tenho de dar os meus parabéns e agradecer à organização ter trazido a São Miguel um piloto do calibre do Sebastien Loeb e ter permitido ao Azores Rallye manter o estatuto que sempre teve e merece.”

 

Luís Miguel Rego

Luis Miguel Rego, campeão açoriano em título:
“Preparamos bastante bem esta prova e estou contente com o nosso resultado e ainda por termos ganho a Power Stage. Fizemos este rali a pensar no campeonato e nos pontos para essa competição e, nesse aspeto, fomos bem sucedidos pois devemos ter sido os melhores entre aqueles que alinharão em todas as provas do calendário. Quero também dar os parabéns à organização por ter montado esta prova e por ter conseguido manter o Azores Rallye com o protagonismo que lhe é devido.”