As Festas em honra de Sant’Ana, no Vale das Furnas, realizam-se entre os dias 23 a 31 de julho de 2023 e serão presididas pelo Administrador Paroquial, Pe. Francisco Zanon. O programa consta de vários momentos religiosos e cívicos que irão acompanhar os vários dias das festas.

No domingo, dia 23 de julho, a partir das 14h00, sairá o cortejo de oferendas com carros alegóricos a favor das festas de Sant’ Ana. O cortejo percorrerá as ruas das Furnas e durante toda a tarde, no Centro Social e Paroquial de Furnas, haverá venda de doces.

No dia 28, pelas 21h30, inaugurar-se-á a iluminação exterior da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Alegria com o desfile da charanga de Escuteiros da Povoação. De seguida, a noite será animada por Eduardo Simas e Quim Barbeiro tendo a possibilidade de degustar do porco no espeto e as típicas malassadas.

No dia 29 de julho, sábado, celebrar-se-á a Missa na Igreja de Sant’Ana, pelas 20h00, seguida da Procissão de mudança da Imagem acompanhada pela Sociedade Harmónica Furnense. A partir das 22h30, a perspetiva é de uma noite empolgante com o concerto de “Master Jake”, sendo patrocinado pelo Tony’s Restaurante.

No domingo, dia 30 de julho, é o grande dia das Festas.

Pelas 12h00h, na Igreja Paroquial, é celebrada a Eucaristia Solene em honra de Sant’Ana, com a celebração da Profissão de Fé e animada pelo Coro Paroquial.

Pelas 17h00, a imagem de Sant’Ana percorrerá as diversas artérias da freguesia das Furnas, com a participação das filarmónicas Nossa Senhora da Oliveira da Fajã de Cima, Eco Edificante da Vila do Nordeste e Sociedade Harmónica Furnense.

A partir das 22h00, o típico arraial volta com as atuações da filarmónica Nossa Senhora da Oliveira e do grupo Folclórico da Casa do Povo de Guala, da ilha da Madeira.

Segunda-feira, dia 31 de julho, começa a celebração da Missa em honra de São Joaquim, pelas 11h00.

Às 14h00 inicia-se o cortejo de oferendas com a Imagem de São Joaquim. A última noite ficará a cargo do Grupo Folclórico das Camélias e pela Sociedade Musical Harmónica Furnense, que recentemente atuou em Paris.

Pelas 24h00, começa a procissão de mudança da Imagem para a Igreja de Sant´Ana encerrando as festividades com fogo de artifício.

Referiu o Administrador Paroquial que “o clima festivo vai acendendo o coração deste povo que muito ama a sua terra” e ainda sublinhou que a “nossa padroeira tem muito a nos ensinar com sua postura de fé, mesmo diante de tantos sofrimentos jamais se rebelou contra Deus.”

PUB