A Global Media pagou os salários de dezembro aos trabalhadores nos Açores, confirmou hoje à Lusa fonte oficial do grupo que detém os títulos Diário de Notícias (DN), Jornal de Notícias (JN) e TSF, entre outros.

Contactada pela Lusa, fonte oficial disse que “os trabalhadores da Açor Media, Naveprinter, Notícias Direct, Rádio Comercial dos Açores já receberam os salários de dezembro”.

Na quinta-feira à tarde, a Antena 1 Açores tinha dado conta que os salários de cerca de “três dezenas de funcionários do jornal Açoriano Oriental e da rádio Açores TSF” tinham sido processados.

A Lusa questionou ainda a Global Media Group (GMG) sobre quando se processará o pagamento dos salários dos restantes trabalhadores do grupo, mas até ao momento não obteve resposta sobre o assunto.

Na quinta-feira, a GMG pagou o subsídio de refeição relativo a dezembro.

Em 28 de dezembro, a Global Media informou os trabalhadores de que não tinha condições para pagar os salários referentes ao mês de dezembro, sublinhando que a situação financeira é “extremamente grave”.

A Comissão Executiva não se comprometeu com qualquer data para pagar os salários de dezembro, mas sublinhou que estava a fazer “todos os esforços” para que o atraso seja o menor possível.

O programa de rescisões na Global Media termina em 10 de janeiro, dia para o qual também foi convocada uma greve dos trabalhadores do grupo.

Em 06 de dezembro, em comunicado interno, a Comissão Executiva da GMG, liderada por José Paulo Fafe, anunciou que iria negociar com caráter de urgência rescisões com 150 a 200 trabalhadores e avançar com uma reestruturação que disse ser necessária para evitar “a mais do que previsível falência do grupo”.

PUB