O deputado regional e líder do Chega/Açores, , defendeu hoje a criação de um entreposto de distribuição de mercadoria, entre a Europa, América e África, no porto da Praia da Vitória, na ilha Terceira.

O deputado, no âmbito da sua visita à ilha Terceira, que hoje termina, referiu que “a Praia da Vitória, e consequentemente toda a região, poderia beneficiar mais da sua posição geoestratégica com a criação de um entreposto comercial, aéreo e marítimo”.

“Podíamos ter aqui um entreposto de distribuição de mercadoria, entre a Europa, América e África, que traria à Praia da Vitória a dignidade que merece e, quando trouxermos esta dignidade à Praia da Vitória, trazemos à Terceira e aos Açores por consequência”, referiu José Pacheco, citado em nota de imprensa.

Depois do ‘downsizing’ da base das Lajes, que o deputado considerou que “foi uma catástrofe”, é “preciso potenciar o que já existe e a Praia da Vitória, servida com o segundo maior porto comercial da região e com um aeroporto, está bem posicionada para que funcione como uma plataforma logística”.

José Pacheco criticou a “falta de planeamento, não só na ilha Terceira, mas em todo o arquipélago”, em vários setores “primordiais para o desenvolvimento da região”.

O parlamentar considera que “a falta de planeamento não é recente”.

O dirigente José Pacheco abordou os problemas que encontrou na ilha Terceira, mas que são transversais às restantes ilhas, como a falta de limpeza dos caminhos rurais e das bermas das estradas.

“Vemos a desconsideração do Governo Regional pelas nossas estradas, pelas nossas hortênsias, onde se anda a arrancar hortênsias e se deixa crescer conteiras e silvas. Isto é um autêntico disparate, um desnorte completo”, concluiu.

PUB