O Açores Bio “Fórum da Agropecuária Biológica dos Açores” regressou esta semana para uma terceira edição, numa fase em que este modo de produção está em franca expansão na Região.

Em 2019, havia 1.229,49 hectares para produção biológica, tendo 2022 terminado com 4.547,57 hectares.

O Azores Bio, que pretende valorizar este modo de produzir, é uma organização da Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, através dos Serviços de Desenvolvimento Agrário e com a colaboração de parceiros locais em cada uma das ilhas.

Dá-se, assim, continuidade às iniciativas de sensibilização, divulgação e capacitação para o modo de produção biológico, que vêm sendo promovidas desde a primeira edição, com a apresentação e promoção dos produtores e produtos biológicos dos Açores.

O Fórum irá percorrer novamente todo o arquipélago, mantendo os propósitos de incentivar a autonomia alimentar da Região, a economia circular, a bio economia e os circuitos curtos de comercialização, bem como contribuir para a mitigação dos impactos dos grandes desafios globais, como as alterações climáticas e as crises sanitárias.

As primeiras iniciativas decorreram na ilha de Santa Maria, englobadas na II Feira Bienal Agro-Comercial, entre os dias 22 e 24 de junho, em Vila do Porto.

Fizeram parte do programa visitas a explorações agrícolas bio e um ‘workshop’ dirigido ao público infantil.

Como parceiros destas iniciativas, a Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural conta com a Associação Agrícola de Santa Maria, a Cooperativa AgroMarienseCoop, a Associação Regional dos Criadores de Caprinos e Ovinos dos Açores, o Município de Vila do Porto, a Câmara do Comércio e Indústria, a Associação Comercial e Industrial da ilha de Santa Maria e a Mutualista Açoreana.

O AçoresBio23 percorrerá todas as ilhas dos Açores e contará com diversas ações e iniciativas a realizar no decurso do corrente ano.

PUB