Autor: PM | Foto: PPM
PUB

Falar do estado da Região é, para o deputado do Partido Popular Monárquico (PPM), João Mendonça, falar das pessoas. Falar de quem vive nas ilhas, de quem trabalha todos os dias para fazer crescer os Açores e de quem continua a esperar respostas concretas. Na sua intervenção durante a Interpelação ao Governo Regional, no ponto 1 da agenda do Plenário de julho, o parlamentar destacou que o PPM acredita que essas respostas se constroem com responsabilidade, com rigor e com visão.

João Mendonça defendeu que o crescimento económico dos Açores é hoje uma realidade concreta, sublinhando que, em 2025, o investimento público atingiu os 964 milhões de euros — o valor mais elevado de sempre na Região. Este aumento de investimento, disse, gerou mais atividade económica e, com ela, mais emprego. “Estamos com o desemprego mais baixo de sempre: caiu quase 50% e há hoje mais 8 mil jovens empregados”, afirmou o deputado.

Na área da saúde, o parlamentar destacou o reforço de 50 milhões de euros, que permitiu converter dívida hospitalar em apoio direto, valorizar os profissionais de saúde, reduzir listas de espera e aproximar os cuidados às populações. Na educação, salientou a colocação de mais de 1.300 docentes e a distribuição de equipamentos informáticos a 20 mil alunos.

PUB

O turismo, prosseguiu, também viveu um ciclo de forte crescimento. Só em 2024, foram registadas 4 milhões de dormidas e 200 milhões de euros em proveitos, consolidando o setor como pilar da economia regional, representando 17% do PIB e garantindo milhares de postos de trabalho.

Segundo João Mendonça, o desenvolvimento da Região não se resume ao crescimento económico, mas passa também pelo acesso à habitação. Nesse sentido, foram concluídas 147 novas habitações, estão em curso mais 360, foi aumentado em 20% o apoio ao arrendamento e criado um regime com opção de compra.

A mobilidade interna mereceu igualmente destaque, com o aumento dos voos interilhas, crescimento do número de passageiros e mais de 160 milhões de euros investidos nos portos da Região.

Referindo-se especificamente ao Corvo, o deputado afirmou que os últimos quatro anos trouxeram mudanças visíveis: foram instalados serviços públicos que antes só existiam noutras ilhas, aumentaram as ligações aéreas — com voos diários durante a época alta — e melhoraram os cuidados de saúde com mais meios e maior proximidade. No entanto, João Mendonça alertou para quatro áreas em que é urgente intervir na mais pequena ilha do arquipélago: construção de novos focos habitacionais, edificação de uma gare marítima, melhorias na aerogare e reabilitação do quartel de bombeiros, que atualmente não reúne condições mínimas de operação.

O deputado do PPM sublinhou ainda o empenho do partido na transição energética e na sustentabilidade ambiental, referindo o programa SOLENERGE e a aposta nas energias renováveis, que estão a permitir reduzir emissões e construir uma Região mais moderna e sustentável.

Por fim, destacou o rigor na gestão das contas públicas: “A dívida pública regional caiu para 57,7% do PIB. Os impostos são mais baixos, mas a receita fiscal aumentou. E os Açores são líderes na execução do Portugal 2030.”

“Estamos a crescer com equilíbrio, a investir com estratégia e a governar com responsabilidade para o futuro”, concluiu João Mendonça.

PUB