Autor: PM | Foto: CMP
PUB

O Município da Povoação celebrou, no passado dia 3 de julho, os 186 anos de elevação a Vila e Sede de Concelho, com uma cerimónia solene realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho. O Presidente da Câmara, Pedro Melo, destacou na sua intervenção a importância da data como “um testemunho vivo da identidade, da história e da força de uma comunidade que soube sempre enfrentar os desafios com dignidade, união e visão de futuro”.

O autarca sublinhou a transformação recente do município, marcada por um novo ciclo de estabilidade financeira, alcançado após anos de dificuldades. “Orgulhamo-nos do trabalho realizado na recuperação da dívida financeira, poupando para pagar. O acordo com a Caixa Geral de Depósitos livrou-nos do garrote financeiro e patrimonial, permitindo hoje investir, fazer obra e pagar atempadamente”, afirmou, garantindo que, apesar da importância da obra física, “as pessoas estarão sempre em primeiro lugar”.

Habitação, ação social e qualidade de vida no centro das prioridades

PUB

Durante o discurso, Pedro Melo reiterou o compromisso com uma política social ativa, centrada nas famílias, crianças, jovens, idosos, instituições e empresários. A habitação foi identificada como uma das áreas prioritárias de intervenção, com destaque para os apoios já existentes e a intenção de promover novas construções acessíveis a jovens casais. “Os povoacenses são a inspiração para o que desejamos construir”, frisou.

Homenagens marcam cerimónia

O momento solene ficou ainda marcado pela atribuição do título de Cidadão Honorário a João Bosco Mota Amaral, antigo Presidente do Governo Regional e da Assembleia da República, e a Norberto Paiva, emigrante natural das Furnas.

Pedro Melo enalteceu a figura de Mota Amaral como um “exemplo de integridade, inteligência e sentido de dever, que liderou os destinos da Região com firmeza e profundo amor pela sua terra”. Já sobre Norberto Paiva, destacou a sua ligação contínua ao concelho, apesar da emigração, sendo “um embaixador incansável da Povoação no estrangeiro”.

Distinções cívicas, empresariais e desportivas

Foram também atribuídos Méritos Cívicos à Liga dos Combatentes, pelo contributo dos ex-combatentes do Ultramar, e a Fátima Vieira, pelo percurso em funções públicas e sociais. O Mérito Empresarial foi entregue à empresa “Medeiros e Câmara”, de Marlene e Nuno, responsáveis pelos espaços “Garoto” e “Requim”, pelo contributo à gastronomia e ao emprego local.

Na vertente desportiva, foi distinguida a jovem Matilde Pacheco, campeã nacional de Karaté Kumite Iniciados (-44kg), com Pedro Melo a destacar a “coragem, persistência e vontade de vencer” da atleta.

Homenagem póstuma a Padre Octávio Medeiros

No encerramento da sessão, o Presidente da Câmara evocou ainda a homenagem prestada pela Junta de Freguesia ao Padre Octávio Henrique Ribeiro de Medeiros, natural da Lomba do Botão, com a atribuição toponímica do Largo Padre Octávio Medeiros, junto à igreja da localidade.

As comemorações integraram ainda o descerramento de uma escultura em homenagem aos Antigos Combatentes do Ultramar, da autoria do artista João Moniz, e a atuação do Grupo de Chamarritas Roda Cheia, da ilha do Faial, na Praça dos Pelames.

PUB