O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, destacou o “trabalho de excelência” presente na exposição fotográfica “FésTividades 24”, inaugurada na Praça Gonçalo Velho Cabral, sublinhando que a mostra “celebra em simultâneo a identidade açoriana e o talento local”.
Durante a cerimónia de inauguração, o autarca fez questão de elogiar publicamente os autores das obras expostas, afirmando que “é inquestionável a paixão que têm pela vossa arte e a dedicação com que abraçaram este projeto. Ao olharmos para as vossas fotografias experienciamos uma honestidade visual que nos emociona”.
Para Pedro Nascimento Cabral, a exposição exerce um “papel de relevo” na recriação de um sentimento de pertença. “É um povo que há 600 anos mantém uma vontade inabalável de viver aqui. A grande força desta exposição está na forma como nos submete para um momento genuíno e profundamente nosso. São imagens que não procuram apenas a estética, procuram também captar momentos de verdade que só quem cá vive é capaz de reconhecer e eternizar”, acrescentou.
O presidente da autarquia sublinhou ainda que os trabalhos apresentados constituem “um legado inestimável na preservação da memória coletiva e na aproximação das próximas gerações aos seus antepassados”.
Desde 2007 que a Câmara Municipal de Ponta Delgada colabora com a Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores na concretização deste projeto cultural. “É muito importante para nós associarmo-nos a entidades que promovam este tipo de valores, que unem e envolvem a comunidade”, frisou Pedro Nascimento Cabral.
A encerrar a sua intervenção, o autarca expressou satisfação por continuar a haver projetos que “valorizem e humanizem a cidade”, tornando Ponta Delgada “ainda mais bonita, mais sentida e mais vivida”.
A exposição “FésTividades 24”, composta por trabalhos selecionados no âmbito de um concurso fotográfico promovido pela Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores com o apoio da Câmara Municipal de Ponta Delgada, estará patente ao público até ao dia 5 de junho, na Praça Gonçalo Velho Cabral.