O bispo de Angra, Armando Esteves Domingues, destacou hoje o espírito de comunhão e “a multidão de gente com fé” nas Festas do Santo Cristo, em Ponta Delgada, nos Açores, considerando que ninguém pode ficar indiferente.

Durante a concelebração eucarística pelas intenções da Mesa da Irmandade e seus colaboradores, que decorreu no Santuário da Esperança, integrada nas Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, o bispo de Angra referiu-se à “multidão de gente com fé” nas festas religiosas.

“Quem é que pode ficar indiferente perante as manifestações de fé, quer individuais nas suas promessas, quer nas celebrações e sobretudo ontem [domingo] pela nossa cidade?”, questionou Armando Esteves Domingues.

A procissão de domingo que percorreu, durante várias horas, as principais ruas de Ponta Delgada, constitui um dos pontos altos das festas do Santo Cristo, que decorrem até quinta-feira, na cidade de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.

No cortejo de domingo, que se realiza nos Açores desde 1700, participaram milhares de devotos com a imagem do Santo Cristo.

Na homilia, o prelado diocesano sublinhou ainda que “a palavra gratuidade é, por ventura, a chave para entendermos o Cristianismo”, já que “tudo é gratuito em Deus”.

Aliás, lembrou, existe “um termo muito rico e que é comum neste Jubileu, que é precisamente a gratuidade, a gratuidade do amor de Deus”.

“Oxalá respondamos sempre com a gratuidade da nossa vida para com os outros”, disse.

O prelado diocesano deixou ainda um apelo para que estas festas “tenham sido de esperança para todos” e que “continuem a ser esperança para o mundo”.

As festas do Santo Cristo levam anualmente milhares de peregrinos à ilha de São Miguel, sendo consideradas a segunda maior manifestação religiosa do país, depois das peregrinações ao Santuário de Fátima.

Este ano, as festividades têm como novidade a realização da Via Lucis, um musical protagonizado por jovens e destinado ao público juvenil, no pátio do Forte de São Brás, com entrada livre.

Encerrado no coro baixo do Convento ao longo de todo o ano, o Santo Cristo – um busto do “Ecce Hommo” oferecido às freiras clarissas pelo papa Paulo III – sai à rua apenas no quinto fim de semana a seguir à Páscoa.

Hoje Ponta Delgada assinala o seu feriado municipal.

As Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres encerram na quinta-feira, com uma solene concelebração, pelas 18:00, em honra da madre Teresa d’ Anunciada e um musical Via Lucis da Esperança, pelas 20:30 locais, no Forte de São Brás.

A Via Lucis, também conhecida como o Caminho da Luz, é uma devoção católica que celebra a ressurreição de Jesus, em contraponto à Via Crucis, que recorda a sua paixão e morte.

PUB