Realiza-se esta tarde, em redor do Campo de São Francisco, o tradicional cortejo da mudança da imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres, um dos momentos mais simbólicos e aguardados das festas religiosas que decorrem em Ponta Delgada.

Desde o início da tarde, alunos da catequese e escoteiros colaboraram na preparação dos tapetes de flores que ornamentam o percurso, contribuindo para a beleza e solenidade desta tradição profundamente enraizada na cultura açoriana.

A Procissão da Mudança tem início marcado para as 16h30, com a saída da imagem, passando em frente à Guarda de Honra prestada por uma companhia do Exército e pela Banda da Zona Militar dos Açores, pelas 16h45, sendo ainda assinalada com uma salva por uma corveta da Marinha. O percurso da Mudança da Imagem decorrerá nos arruamentos do Campo de São Francisco, no sentido dos últimos anos: Norte-Sul, Este-Oeste, Sul-Norte e Oeste-Este.

O ponto alto das celebrações terá lugar no domingo, com a solene procissão que levará a imagem do Senhor Santo Cristo a percorrer, durante várias horas, as principais artérias da cidade, numa expressão ímpar de fé e devoção que atrai milhares de fiéis vindos de todas as ilhas dos Açores e da diáspora.

As Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, reconhecidas como a segunda maior manifestação religiosa do país, apenas superada pelas peregrinações a Fátima, decorrem até quinta-feira, 29 de maio, mobilizando a cidade de Ponta Delgada com um vasto programa religioso e cultural que envolve toda a comunidade e muitos visitantes.

PUB