No próximo dia 16 de junho de 2025, pelas 10h30, um grupo de antigos alunos da antiga Escola Industrial e Comercial de Ponta Delgada (EICPD) vai realizar uma “Romagem da Saudade” às instalações daquela que foi uma das mais marcantes instituições de ensino técnico da ilha de São Miguel.

A visita simbólica, organizada em coordenação com a Presidente do Conselho Executivo da atual Escola Secundária Roberto Ivens — entidade que ocupa hoje o edifício da antiga EICPD — tem como objetivo principal reavivar memórias e prestar homenagem a uma escola que, ao longo de décadas, formou dezenas de jovens micaelenses e açorianos nas áreas do Comércio e do ramo Industrial.

“A Escola Industrial e Comercial de Ponta Delgada proporcionou uma formação técnica de grande qualidade, graças ao empenho de professores experientes e altamente qualificados, cuja memória queremos hoje honrar”, sublinha Gualter Furtado, um dos dinamizadores do encontro. Muitos desses docentes, recorda, “já não se encontram entre nós, mas fica o nosso reconhecimento e gratidão a todos”.

A EICPD foi uma referência na formação de quadros técnicos que, mais tarde, contribuíram decisivamente para o desenvolvimento económico dos Açores. Vários ex-alunos prosseguiram estudos no ensino superior, enquanto outros fundaram empresas ou desempenharam papéis relevantes em diversas entidades, incluindo na construção da Autonomia Democrática da Região.

Apesar de não ter uma estrutura formal ou programa protocolar, a romagem pretende ser um momento de partilha, reencontro e reflexão. “Esta será uma visita simples, sem grande organização ou complexidade. O que nos move é apenas matarmos saudades e vermos in loco o que é atualmente aquela que foi a nossa Escola e que vivemos intensamente”, conclui Gualter Furtado.

 

PUB