A Vereadora Cristina Canto Tavares saudou, este sábado, a inauguração do Centro Comunitário “O Alambique”, a mais nova valência do Centro de Bem Estar Social do Livramento.
“É com orgulho que a Câmara Municipal de Ponta Delgada vê nascer o Centro Comunitário “O Alambique” no seio de uma Instituição Particular de Solidariedade Social que sempre mereceu o seu apoio e que tão bem tem servido as necessidades da sua comunidade através dos seus Ateliers de Tempos Livres, da sua Creche, e do Centro de Atendimento Familiar e Aconselhamento Parental”, começou por dizer a autarca.
Cristina Canto Tavares, que falava na cerimónia inaugural do centro comunitário, defendeu ainda a importância das IPSS se consolidarem como agentes ativos e “empresas sociais”, num quadro de economia solidária onde os seus próprios lucros possam reverter a favor dos seus fins sociais.
“Considero que as IPSS devem seguir a via da profissionalização e a erguerem-se como empresas sociais, munidas de ferramentas inovadoras que as autonomizem financeiramente e sejam melhor garante das tão necessárias rentabilidade social e economia solidária”, afirmou, sem, no entanto, deixar de defender aquele que deve ser o compromisso dos poderes públicos para a prossecução dos objetivos destas instituições.
“Essa visão não iliba a autarquia de cumprir com aquelas que são as suas responsabilidades. A Câmara é – e não abdicará de ser – uma aliada das IPSS de Ponta Delgada e, tanto assim é, que lhes dedica uma verba de 520 mil euros, este ano”, deu nota, indicando tratar-se de “um aumento na ordem dos 131%, por comparação ao montante atribuído em 2022”.
Por fim, a autarca fez questão de expressar o seu “profundo reconhecimento e gratidão” ao Centro de Bem Estar Social do Livramento, reencontrando na inauguração do Centro Comunitário “O Alambique” “o compromisso social, a abnegação e a generosidade que o definem, bem como à sua Junta, demais forças-vivas da freguesia e sua comunidade”.
“Que os seus objetivos e sonhos encontrem o mesmo terreno fértil que desejo que tenha o da sua horta. Da parte da Câmara, assumimos o compromisso de semear e plantar convosco um futuro melhor. Colheremos, a seu tempo, os bons frutos disso. Estou certa”, concluiu.