Foto: José Araújo

O Sporting recuperou hoje, provisoriamente, a liderança da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer o Santa Clara por 1-0, em Ponta Delgada, nos Açores, em encontro da 29.ª jornada da prova.

O moçambicano Geny Catamo apontou, aos 50 minutos, o único tento dos ‘leões’, que tinham perdido o primeiro posto na ronda anterior com um empate caseiro face ao Sporting de Braga (1-1).

A formação ‘leonina’ passou a somar 69 pontos, contra 68 do Benfica, anfitrião no domingo do Arouca, enquanto o Santa Clara manteve-se com 46 e caiu para o sexto lugar, ultrapassado pelo Vitória de Guimarães (quinto, com 48).

 

Golo solitário de Catamo vale vitória sofrida ao Sporting nos Açores

O Sporting venceu hoje o Santa Clara por 1-0, com um golo solitário de Geny Catamo, após uma primeira parte apagada dos ‘leões’, no jogo da 29.ª jornada da I Liga de futebol, em Ponta Delgada.

O tento decisivo aconteceu aos 50 minutos e permite aos ‘leões’ voltarem ao primeiro lugar, à condição, com 69 pontos (mais um do que o Benfica, enquanto o Santa Clara (46) perde o quinto lugar para o Vitória de Guimarães.

Para o encontro que teve entre os espetadores os novos presidentes da Liga e da Federação, Reinaldo Teixeira e Pedro Proença, respetivamente, Rui Borges promoveu duas alterações face à partida anterior (empate a 1-1 com Sporting de Braga), fazendo entrar Maxi Araújo e Fresneda para os lugares de Matheus Reis e Geovany Quenda.

 

Apesar das mudanças, o Sporting foi incapaz de criar oportunidades de golo durante a primeira parte, mostrando muitas dificuldades para penetrar no último terço do Santa Clara, que não facilitou na organização defensiva.

O primeiro remate dos ‘leões’ surgiu apenas aos 38 minutos, através de um livre cobrado a meio do terreno adversário por Debast, que obrigou Gabriel Batista a uma defesa atenta. Até ao intervalo, a formação ‘leonina’ só ameaçou as redes contrárias através de remates de longe de Trincão (41) e Catamo (45+2).

O Santa Clara, por seu turno, recuou as linhas (muitas vezes com todos os elementos atrás do homem da bola) e pressionou em bloco para condicionar a construção de jogo do adversário. Os açorianos procuraram explorar o contra-ataque, mas o lance de maior perigo aconteceu na sequência de um livre que culminou com uma defesa atenta de Rui Silva, a remate de Vinicius (42).

Na segunda parte, o primeiro lance de perigo pertenceu ao Santa Clara, com um cabeceamento de MT sozinho na área (48), mas foi o Sporting a desbloquear o marcador.

Aos 50 minutos, Geny Catamo, assistido por Trincão, aproveitou uma rara desconcentração defensiva dos açorianos para furar pela direita e fazer o golo, colocando os campeões nacionais em vantagem.

Após o golo, a partida ficou mais aberta e o Santa Clara passou a arriscar mais, ao subir as linhas e procurar disputar a posse de bola. Aos 55 minutos, Gabriel Silva, livre de marcação em zona perigosa, rematou ao lado.

Com espaço para jogar, o Sporting teve mais facilidade para chegar com a bola controlada à área contrária. Aos 65 minutos, após cruzamento de Fresneda na direita, Gyökeres teve nos pés o segundo golo, mas o remate do sueco esbarrou no poste esquerdo. Cinco minutos depois, na sequência de um livre, o golo de Diomande foi anulado por fora-de-jogo.

Até ao final da partida, o Santa Clara procurou colocar mais jogadores no processo ofensivo e promoveu a estreia de Wendel, mas não teve argumentos para criar oportunidades de golo, enquanto o Sporting forçou o segundo golo com vários lances de perigo.

A partida também ficou marcada pelo regresso de Pedro Gonçalves (entrou aos 87) aos relvados, depois de uma paragem de cinco meses, devido a lesão.

PUB