Promovidas pela Câmara Municipal de Ponta Delgada, as XX Grandes Festas do Divino Espírito Santo têm lugar de 5 a 9 de julho de 2023, mantendo a sua vertente religiosa, cultural e turística.
O programa do evento foi apresentado esta tarde em Conferência de Imprensa.
Na ocasião, o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada afirmou que “as festas do Espírito Santo fazem parte da nossa identidade social e cultural e projetam a nossa religiosidade pelo mundo fora”.
Pedro Nascimento Cabral considerou, por isso, que as Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada apresentam-se como uma marca que deve ser celebrada tendo em conta a importância que estas festividades foram alcançando com o passar dos anos, ganhando dimensão cultural e turística junto da população da ilha de São Miguel, Diáspora, mas, igualmente de várias nacionalidades que aqui têm a oportunidade de conhecer de perto tradições ancestrais ligadas ao nosso quotidiano e aos rituais da festa.
O autarca adiantou que serão reproduzidos todos os momentos da festa da partilha que conta com o envolvimento das 24 freguesias do concelho, das mordomias das freguesias, das forças vivas do concelho, do movimento escutista, do voluntariado e do patrocínio de várias empresas do concelho de Ponta Delgada e dos Açores.
“As Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada são uma marca de excelência de que nos orgulhamos e que queremos que persista”, proferiu em jeito de agradecimento a todos os envolvidos na organização, nomeadamente ao Bispo de Angra, ao pároco da Matriz, aos colaboradores do Município, aos presidentes de Junta, aos escuteiros e às centenas de pessoas e instituições que, de forma despretensiosa, se associam a estas festas que este ano comemoram 20 anos e asseguram a “grandiosidade” das festas.
O Presidente destacou ainda o facto de este ano Ponta Delgada assinar um acordo de geminação com Alenquer, o qual vai permitir aprofundar a ligação existente entre ambas e que assenta nestas festividades.
Pedro Nascimento Cabral enfatizou ainda os valores desta festa, como a solidariedade e a fraternidade, e o facto de as Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada de edição para edição se apresentarem aprimoradas.
O Vice-presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Furtado, apresentou o programa do evento, sinalizando alguns aspetos como o facto de o programa ter este ano início um dia mais cedo, “para podermos ter a honra de a Conferência Inaugural das Festividades ser proferida por sua Excelência Reverendíssima o Bispo de Angra, D. Armando Esteves Domingues, na noite de 5 de julho, como habitualmente, na Igreja de São Sebastião, paróquia que, desde a primeira hora acolhe e acompanha esta grande manifestação açoriana e concelhia da religiosidade popular”.
O autarca anunciou que, após a conferência inaugural, terá lugar uma atuação de um grupo de cantigas ao desafio, algo inédito, mas ao mesmo tempo tão alusivo ao que o Culto ao Divino Espírito Santo representa: o religioso e o profano numa devoção única.
Destaque também para a exposição Divino em Objetiva 2022, a inaugurar no dia 6, contando com a sempre presente colaboração da AFAA; e para a assinatura de um acordo de Geminação com a vila de Alenquer, a consolidar e a expandir para outros domínios uma relação de Acordo Cultural existente desde 2017.
De lembrar, naturalmente, a partilha de milhares de sopas do Espírito Santo no sábado, 8 de julho, no Campo de São Francisco, e o cortejo etnográfico; a coroação de domingo, dia 9; e, evidentemente, a presença dos idosos e IPSS, e dos arraiais que, este ano, para além das participações dos nossos grupos locais, contará com o cantor Toy.