O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, reconheceu esta quarta-feira, em Bruxelas, “o contributo notável” de Vasco Cordeiro enquanto Presidente do Comíté das Regiões, destacando que a sua liderança “prestigiou os Açores e demonstrou a capacidade dos nossos representantes de exercerem funções de elevado relevo internacional”.
Na sua intervenção à margem da 164.ª reunião plenária do Comíté das Regiões, Luís Garcia sublinhou que “a experiência e a dedicação do Dr. Vasco Cordeiro são um exemplo do contributo que os Açores podem ter na construção do projeto europeu”. O Presidente do Parlamento açoriano enfatizou ainda a importância de valorizar o conhecimento e as competências dos quadros regionais, independentemente de filiações partidárias, para afirmar a Região em diversos contextos internacionais.
No âmbito da sua deslocação a Bruxelas, Luís Garcia reuniu com os deputados eleitos pelos Açores ao Parlamento Europeu, com o objetivo de estabelecer metodologias de trabalho conjunto para reforçar a participação da Assembleia Legislativa na definição do próximo Quadro Financeiro Plurianual. “É essencial que o Parlamento açoriano esteja envolvido, pois este quadro definirá os recursos financeiros disponíveis para diversas áreas fundamentais ao desenvolvimento da nossa Região”, frisou.
Nesta ocasião, o Presidente da ALRAA anunciou a organização de um evento nos Açores, em parceria com os eurodeputados, para debater a proposta do próximo Quadro Financeiro Plurianual. “Pretendemos que os eurodeputados apresentem a sua perspetiva sobre as alterações previstas, mas também queremos ouvir a sociedade civil, pois as grandes decisões passam por Bruxelas e precisamos de estar informados para agir localmente em conformidade com as prioridades definidas”, alertou.
Durante a manhã do primeiro dia da visita a Bruxelas, Luís Garcia manteve ainda uma audiência com o Embaixador Pedro Sanchez, Representante Permanente de Portugal junto da União Europeia (REPER), onde foram analisadas as perspetivas futuras da União Europeia e os desafios que se colocam aos Açores no atual contexto político e económico. “Fiquei muito agradado com a forma como o senhor Embaixador expôs o enquadramento atual da União Europeia, partilhando uma visão realista sobre as alterações que se avizinham. É fundamental que tenhamos consciência das mudanças e que trabalhemos para nos adaptarmos e tirar proveito das oportunidades que possam surgir”, concluiu.
A presença do Presidente da Assembleia Legislativa dos Açores nestes momentos institucionais reforça o compromisso da Região com a política europeia, consolidando a sua influência na definição de estratégias que impactam diretamente o seu futuro.