Sábado à tarde, no Pavilhão Carlos Silveira em Ponta Delgada, o Marítimo SC deu início ao ano de 2025 com um desafio difícil frente a um forte candidato ao título, o S. Alenquer Benfica, no Campeonato Nacional da 2ª Divisão, Zona Sul “B”.
A equipa da Calheta procurou a sua primeira vitória na competição, mas acabou por sofrer uma derrota por 5 – 2, na 12ª jornada, um resultado que reflete não só a superioridade dos visitantes, mas também as dificuldades do Marítimo, que apresentou um banco de suplementos com poucas opções.
O jogo começou com alguma intensidade e com o Marítimo a tentar mostrar serviço. No entanto, foi o Alenquer Benfica que, após um desconto de tempo pedido pelo seu treinador, Pedro Gonçalves, para ajustar a tática, se adiantou no marcador com um golo de Francisco Contins às 13h06. A equipe da casa ainda tentou reagir, mas a pressão do Alenquer na meia-pista e a sua capacidade de rodar jogadores, mantendo o ritmo elevado, foram fatores determinantes para o desenrolar do encontro.
Enquanto o Alenquer Benfica contava com um banco de suplementos recheados de opções de qualidade, o Marítimo enfrentava várias limitações. Miguel Áspera, treinador da equipa insular, substituiu Júlio Soares, que se encontrava castigado, não pode contar com jogadores importantes como Vilson Bartolotto, lesionado, e Tiago Leite e Tiago Botelho, que saíram do clube.
A primeira parte foi marcada por dois momentos chave para o Alenquer, duas falhas defensivas do Marítimo e uma transição que permitiram aos visitantes ampliarem a vantagem para 3 – 0 antes do intervalo, resultado que refletia a diferença de qualidade entre as duas equipas, apesar de o Marítimo ter tido algumas oportunidades para marcar. A eficácia do Alenquer foi clara, com a equipe a aproveitar cada erro da defesa adversária para dilatar a vantagem.
Nas bancadas a claque do Sport Alenquer e Benfica que se deslocou do Continente, esteve sempre muito ativa no apoio á equipa. Também presente nesta jornada nos Açores do presidente do clube João Ventura, que se manteve sempre atento ao desenrolar da partida que culminou com a conquista de mais três pontos na luta neste campeonato.
Andamento do marcador:
1.ª parte: S. Alenquer B abriu o ativo aos 13:06 por Francisco Contis, 2 – 0 para o S. Alenquer B aos 2:40 por Hugo Barata, 3 – 0 para o S. Alenquer B, aos 6:39 por João Inácio, resultado com que se foi para o intervalo.
2.ª parte: 3-1 Marítimo SC aos 22:29 por Octávio Zangheri “Kochi”, 4 – 1 S. Alenquer B 06:54 por Mário Rodrigues, 5 – 1 para o S. Alenquer B 04:57 por Francisco Contis, 5 – 2 (penalidade) para o Marítimo aos 01:35 por Alexandre Resendes.
Ficha técnica do jogo:
Marítimo SC:
Cinco Inicial: GR Tiago Simões, Alexandre Resendes, João Silva, Octávio Zangheri “Kochi” e Argentino Gostinho “Tino”.
GR Jan Marimón, Marco Resendes, Vicente Correia e Miguel Santos.
Treinadores: Miguel Áspera
S. Alenquer B:
Cinco Inicial: GR Tomás Ventura, Alfonso Severino, Miguel Fortunato, Francisco Contis e Mário Rodrigues.
GR Andreu Palá, Léo Avondo, João Inácio, Bernardo Pinto, Hugo Barata.
Treinador: Pedro Gonçalves
Arbitragem de Rui Martins e Fernando Lopes