O Sporting segurou hoje a liderança da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer de forma folgada em casa do Rio Ave (3-0), na 18.ª jornada, respondendo ao triunfo de sexta-feira do Benfica com o Famalicão (4-0).
Com o ‘reforço’ Rui Silva lançado diretamente para o ‘onze’, como novo defensor da baliza ‘leonina’, os ‘verdes e brancos’ entraram praticamente a vencer, quando um cruzamento de Quenda a que Iván Fresneda procurava responder gerou um autogolo.
O capitão dos anfitriões, Aderllan Santos, foi homenageado antes da partida, por ter chegado aos 200 jogos pelo clube, mas acabou por inserir a bola na própria baliza, aos três minutos.
Com o belga Zeno Debast no meio campo e Harder no lugar do condicionado Gyökeres, os ‘leões’ continuaram a crescer no jogo, com pressão alta e uma faixa esquerda com Maxi Araújo e Geovany Quenda, onde nasceu o 2-0, num penálti concretizado pelo capitão dinamarquês Hjulmand, após mão na bola de Petrasso, aos 23.
Daí para a frente, foi um ‘festival’ de falhanços dos jogadores do emblema lisboeta, sobretudo de Harder, com o polaco Miszta em grande na baliza da equipa às ordens de Petit, com mais de uma dezena de defesas.
Aos 88 minutos, dois substitutos combinaram para o 3-0, com o regressado de lesão Daniel Bragança a assistir o ‘inevitável’ Gyökeres, que selou o marcador com o 22.º golo na I Liga e ainda mandou outra bola ao poste, já nos descontos.
Contas feitas, a formação orientada por Rui Borges, técnico que continua sem perder qualquer jogo no tempo regulamentar ao serviço dos lisboetas, respondeu à derrota na final da Taça da Liga, no desempate por grandes penalidades ante o Benfica, e regressa às vitórias fora de casa, segurando a liderança, com 44 pontos.
O campeão em título, que quarta-feira visita o Leipzig no regresso à Liga dos Campeões, tem agora três pontos de vantagem ante o Benfica, provisoriamente no segundo posto, e quatro pontos de vantagem para o FC Porto, que domingo visita o Gil Vicente.
Já os vila-condenses, que não perdiam em casa há 20 jogos, somaram o segundo jogo seguido sem vencer no campeonato e caíram para 11.º lugar, com 20 pontos.
No primeiro jogo do dia, o Estoril Praia foi aos Açores vencer o Santa Clara por 3-2, com João Carvalho em plano de destaque, apontando dois golos, aos dois e aos 68 minutos, enquanto o marroquino Begraoui marcou, aos 30, pelo segundo jogo seguido.
Na equipa da casa, Vinicius, aos 36, e Gabriel Silva, aos 63, alimentaram as esperanças açorianas, mas o Estoril venceu mesmo, subindo provisoriamente ao nono posto, com 21 pontos.
Bem acima está o Santa Clara, com 31 pontos, os mesmos do quarto classificado, o Sporting de Braga, que pode agora ‘descolar’ do quinto posicionado, jogando domingo em casa do Estrela da Amadora.