O Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, Paulo Estêvão, sublinhou, no domingo à noite, na Casa dos Açores de Winnipeg, Canadá, a importância de um projeto suprapartidário para apoiar os açorianos e açordescendentes pelo mundo. “É sempre um orgulho ouvir como as entidades oficiais se referem aos açorianos. Aqui, testemunhei a forma como vocês estão adaptados, como têm vivido uma vida de trabalho e prestígio”, afirmou o governante.

Estêvão falava no encerramento da “Semana Cultural dos Açores”, promovida pela Casa dos Açores de Winnipeg, que celebrou a cultura açoriana com folclore, culinária, teatro, música, palestras e lançamentos de livros. Diante de mais de 150 pessoas, o Secretário destacou que “o projeto de estar junto dos açorianos é um projeto suprapartidário”, frisando que o objetivo é “prestigiar os Açores”.

O governante relembrou o crescimento recente dos Açores, mencionando a projeção de duplicação do PIB em oito anos e o aumento das condições de vida na região. Salientou ainda o papel da RTP/Açores na divulgação mútua entre os açorianos das ilhas e da diáspora e anunciou, para 2026, um programa de apoio à comunicação social de raízes açorianas na diáspora. Em 2025, espera-se a inclusão de profissionais destes órgãos em ações de formação na Região.

A Casa dos Açores de Winnipeg, fundada em 1992, tem promovido e preservado a cultura açoriana no Canadá, aproximando os açorianos residentes da cultura e tradições dos Açores.

PUB