Ponta Delgada, Açores, 08 nov 2024 (Lusa) – O presidente do Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) reafirmou hoje que a sua gestão tem como prioridade a educação, a saúde e o apoio social, pilares que considera fundamentais para o “elevador social”, destacando a aposta na gratuitidade das creches.
Segundo José Manuel Bolieiro, citado numa nota de imprensa do executivo açoriano, a educação, a saúde e o apoio social “desempenham um papel central na promoção do bem-estar das famílias e na criação de oportunidades de desenvolvimento social”.
Nos Açores, a aposta na gratuidade das creches, que coloca a região como pioneira a nível nacional, “representa um compromisso com a igualdade de oportunidades, garantindo que todas as crianças tenham acesso a creches sem restrições financeiras para as suas famílias”, lê-se.
“O acesso gratuito significa que não haverá impedimentos e que se assegura uma igualdade no tratamento e nas oportunidades para todas as crianças”, afirmou o chefe do Governo Regional dos Açores na cerimónia de lançamento da primeira pedra da creche de Santo António, no concelho de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.
De acordo com a nota, entre 2020 e 2023 o número de crianças açorianas abrangidas pela gratuitidade nas creches aumentou de 590 para mais de quatro mil, correspondendo a um investimento que ultrapassou os quatro milhões de euros no ano passado.
“Além disso, entre 2019 e 2024, registou-se um aumento de 651 novas vagas, permitindo alcançar atualmente uma taxa de cobertura de 92%, com o objetivo de atingir uma cobertura total de 100%”, acrescentou.
Para o governante, a política de investimento em infraestruturas sociais e educativas “também representa uma oportunidade de rejuvenescimento demográfico, contribuindo para que as famílias sintam confiança em investir no futuro e aumentar a natalidade”.
“Acreditamos que o futuro se constrói no presente, e este investimento é um símbolo dessa visão estratégica. São os Açores e os açorianos que nos movem, não as narrativas”, disse, reafirmando o compromisso do seu executivo em fortalecer as bases para um desenvolvimento inclusivo e sustentável.
Bolieiro também salientou que “a confiança das famílias no futuro começa com este tipo de investimentos” e sublinhou que a estratégia de desenvolvimento territorial do seu governo visa não só São Miguel, mas todas as ilhas dos Açores, de forma equitativa.
A importância da cooperação institucional entre entidades para maximizar recursos, um esforço que considera essencial face aos desafios de financiamento, foi também destacada: “Quando as instituições, em vez de estarem de costas voltadas, se unem para cooperar, é possível fazer mais com menos. Este é o grande desafio, especialmente quando há escassez de recursos.”
Bolieiro esteve acompanhado da secretária regional da Saúde e da Segurança Social, Mónica Seidi, no lançamento da primeira pedra da creche de Santo António, que tem capacidade para acolher 42 crianças.
A construção do equipamento faz parte de um investimento total de 3.053.120,00 euros.
A obra, integrada no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), tem um prazo de execução de 450 dias e tem como promotores a Direção Regional da Solidariedade Social e a Associação de Desenvolvimento Intergeracional.
“Insere-se numa estratégia mais ampla do Governo dos Açores para reforçar a rede de creches e minicreches em toda a região, através da construção de novas unidades e da requalificação de estruturas existentes”, de acordo com o executivo.