O Programa Capital Participativo Açores I (CPA I) aprovou operações no valor de 3 milhões de euros para apoiar empresas açorianas, no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), foi hoje anunciado.
O anúncio foi feito numa nota de imprensa conjunta do Banco Português de Fomento e do Governo dos Açores.
Este apoio financeiro “beneficiou já 20 empresas que operam em setores estratégicos para a economia da região, incluindo turismo, indústria, comércio, pescas e serviços”, lê-se na nota.
Desde o lançamento do programa, foram recebidas 36 candidaturas, representando uma procura total de aproximadamente 6 milhões de euros, equivalente a 30% da dotação global do programa.
O Banco de Fomento é a entidade gestora do Fundo de Capitalização das Empresas dos Açores (FCEA), em parceria com o Governo Regional dos Açores, detentor do Fundo de Capitalização das Empresas dos Açores (FCEA), que se insere na componente “Capitalização e inovação empresarial” do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).
Com uma dotação global até 125 milhões de euros, o FCEA tem por objeto conceder apoio público temporário para reforçar a solvência de empresas da região e promover o reforço de capital de empresas, com vista a melhorar a dinâmica e resiliência do setor empresarial regional.
Através do Programa Capital Participativo Açores, as empresas têm acesso a um mecanismo de capitalização que permite financiar novos investimentos, ao reforço do fundo de maneio e ao reembolso de dívida anterior que cumpra os requisitos aplicáveis ou qualquer outra finalidade diretamente ligada às atividades regionais.
As condições de financiamento apresentam taxas que variam entre 1,5% e 3%, ajustadas conforme a análise de risco de cada operação, posicionando o programa como “uma opção atrativa para empresas açorianas que procuram soluções de capitalização”.
Para facilitar a utilização deste instrumento e esclarecer os requisitos específicos associados ao apoio público do PRR, o Banco Português de Fomento, o Governo Regional dos Açores e a Ordem dos Contabilistas Certificados promovem uma sessão formativa online em 15 de novembro, às 15:00 locais (16:00 em Lisboa).
Esta formação é dirigida a contabilistas certificados da região, estando também aberta a colaboradores de bancos aderentes e outros potenciais interessados no programa.
“A iniciativa visa não apenas promover uma divulgação mais ampla do CPA I, mas também simplificar a compreensão das suas características e aumentar a sua atratividade junto do tecido empresarial açoriano, ampliando assim o impacto positivo no desenvolvimento económico da região”, é referido ainda na nota.