Paulo Moniz reuniu com Thierry Ligonnière (ANA Vinci)

O deputado do PSD/Açores à Assembleia da República Paulo Moniz defendeu hoje a abertura noturna do aeroporto de Santa Maria, nos Açores, junto da concessionária, ANA Vinci, tendo em conta as vantagens económicas para a ilha.

Numa reunião com o presidente executivo da empresa em Portugal, Thierry Ligonnière, o deputado social-democrata considerou a abertura noturna do aeroporto de Santa Maria “fundamental para que os operadores possam ter aquela infraestrutura no radar das suas escalas”.

“Falámos sobre a avaliação das condicionantes para essa realidade, uma vez que a ANA Vinci é a entidade que detém a concessão do aeroporto, e no sentido das oportunidades económicas que tal abertura pode trazer para a ilha”, referiu Paulo Moniz, citado em nota de imprensa.

De acordo com o parlamentar, “só com o aeroporto aberto nesse período é que essa abertura será publicitada e as companhias de aviação poderão incluir a possibilidade de lá passarem nos seus planos de voo”.

No caso especifico do aeroporto de Ponta Delgada, considerou ser “imperativo um conhecimento próximo, por parte da ANA Vinci, das propostas de ampliação, quer da aerogare como da capacidade operacional da infraestrutura, nomeadamente no que toca ao estacionamento de aeronaves”.

Paulo Moniz referiu, por outro lado, que no aeroporto da Horta “são essenciais as obras de melhoria da aerogare e das condições de operacionalidade e segurança” numa infraestrutura que “ganhará mais capacidades”.

O deputado defendeu a necessidade de, nas negociações em curso com as corporações de bombeiros dos Açores que prestam serviços de socorro nos aeroportos da ANA Vinci, se chegar a um acordo que “seja justo e satisfatório para ambas as partes” e que “traga estabilidade e previsibilidade na relação que mantêm”, e que “é muito importante para a região”.

PUB