O furacão Isaac encontra-se “gradualmente a enfraquecer”, mas mantém-se a previsão de que o centro daquele ciclone deverá passar a cerca de 600 quilómetros do grupo ocidental dos Açores durante hoje, adiantou o IPMA.

“O ciclone tropical ISAAC está atualmente classificado como um furacão de categoria dois na escala de Saffir-Simpson, mas encontra-se gradualmente a enfraquecer”, destaca o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) em nota de imprensa.

De acordo com as previsões, o centro do ciclone Isaac vai estar mais próximo dos Açores durante este domingo, “passando a aproximadamente a 600 quilómetros a noroeste do grupo Ocidental” do arquipélago.

“Mantém-se a previsão de um aumento da agitação marítima, com ondas de oeste que podem atingir os 4 a 5 metros de altura significativa”, lê-se no comunicado.

O IPMA realça que existe uma “corrente com instabilidade de sudoeste, resultante da ação conjunta entre uma vasta região depressionária, onde se encontra incluído o ciclone tropical Isaac e um anticiclone centrado a sueste do arquipélago”.

Devido àquela corrente, as ilhas do grupo Ocidental (Flores e Corvo) e Central (Pico, Faial, São Jorge, Terceira e Graciosa) estão sob aviso amarelo até às 12:00 e 18:00, respetivamente, devido a precipitação por vezes forte.

 

PUB