Nos próximos dias 13, 14 e 15 de setembro irá decorrer a Festa do Milho de 2024, no Moinho do Pico Vermelho na Ajuda da Bretanha, compreendendo um conjunto diverso de actividades culturais e de animação etnográfica.
Ao longo dos três dias da festa estão sempre presentes as barraquinhas que compõem a Feira Gastronómica, organizadas por instituições sem fins lucrativos locais, com receitas gastronómicas típicas e locais onde será possível degustar o pão de milho, a sopa de milho, as carnes, as bifanas, as papas de carolo, as malassadas, o milho torrado, o milho cozido e o inhame da Bretanha.
Em 2024 a Festa do Milho conta com a presença da Comissão de Festas da Nª Senhora da Ajuda da Bretanha, do Centro Social e Paroquial da Nª Senhora da Ajuda da Bretanha, do Agrupamento de Escuteiros 1381 Bretanha, dos Mordomos do Espírito Santo da Ajuda da Bretanha e do Espírito Santo do Pilar da Bretanha.
A tradicional Festa do Milho, assume-se como um evento de promoção das suas tradições culturais, dando palco a todas as tradições que envolvem as freguesias da Bretanha cujo território ainda é marcadamente rural. É neste sentido, que se pretende retratar e vivenciar as práticas culturais agrícolas, nomeadamente as associadas à cultura do milho, recriando alguns dos processos de produção do milho para que residentes e visitantes possam relembrar, ou mesmo conhecer, como antigamente o milho era produzido.
A dinamização do evento Festa do Milho de 2024 é novamente uma organização conjunta entre as freguesias da Ajuda da Bretanha, do Pilar da Bretanha, dos Remédios, da Associação Norte Crescente e Câmara Municipal de Ponta Delgada, contando ainda com o apoio de outras instituições locais e de produtores bovinos locais que mantêm o gosto pela manutenção e preservação das tradições. O envolvimento da população residente, aproveitando o seu entusiasmo, gosto e conhecimento é um contributo essencial para a dinamização e valorização das tradições locais vivas, uma vez que muitas destas práticas agrícolas já não são utilizadas no dia-a-dia.
O local do Moinho do Pico Vermelho encontra-se preparado com todo um cenário construído à volta do moinho, que estará em funcionamento a moer o milho. Estão expostas ferramentas e os utensílios agrícolas de outrora e elementos da cultura da etnográfica da Bretanha, e outros artefatos que documentam a tradição e em conjunto criam um cenário que permita recordar e vivenciar uma cultura ancestral, que nos últimos anos tem caído em desuso e como tal urge manter como memória viva da nossa sociedade. Contudo, ainda há muita gente que a sabe fazer e cabe a nós perpetuar esta tradição e mostrá-la aos mais novos para que a tradição possa, assim, permanecer viva através de várias gerações.
Queremos mostrar que o património e as tradições são para todos, por isso, juntamos crianças, jovens, adultos e idosos nos três dias da Festa do Milho, tais como jogos tradicionais, actividades recreativas, saborear os pratos gastronómicos tradicionais, num ambiente marcadamente cultural em que todos são bem-vindos. Durante todos os dias da Festa do Milho existirá animação musical noturna, a partir das 20 horas, que permitirá animar o espaço, com um programa diverso e complementar que permita divulgar a diversidade musical da cultura dos Açores.
Na sexta-feira, dia 13 de setembro, será promovida uma tarde de atividades intergeracional, promovendo um contacto social entre seniores e jovens, promovendo-se a partilha de experiências, contar histórias, ensino de jogos tradicionais e participar na primeira desfolhada do milho. Na sexta-feira teremos as tradicionais cantigas ao desafio e desgarrada com os cantadores: André Monteiro, Albino Silva, Emanuel Silva, Nuno Fonseca, Carlos Alberto Fernandes e Rodrigo Pavão e como tocadores: Jorge Veríssimo, Francisco Barbosa e Rafael Batista.
No Sábado, dia 14, propomos uma tarde de animação recreativa para os jovens, com a presença de insufláveis e de jogos desportivos. Decorrerá, também, o concurso gastronómico de receitas com milho, em que qualquer pessoa pode participar, sendo o único requisito a receita usar o milho com ingrediente e entregar o prato até às 17 horas à organização. Na noite de Sábado teremos a animação do Trio de Deus durante a hora de jantar e às 22 horas atuação do Luís Martins – LM e Bailarinas e às 24 horas o DJ Carlos Costa.
No Domingo será promovido o desfile etnográfico com um grande envolvimento da população local. O desfile terá início às 15 horas na freguesia do Pilar da Bretanha e seguirá pela estrada regional para o Moinho do Pico Vermelho, para a tradicional desfolhada do milho com a atuação do Grupo Folclórico da Fajã de Baixo pelas 20 horas. À noite, pelas 21:30 teremos o espetáculo musical com a Engle Banda.