A Associação de Municípios do Triângulo (AMT) candidatou as ilhas açorianas de São Jorge, Pico e Faial a bio-região e espera que “possa ser aprovada e publicamente apresentada no primeiro trimestre de 2025”, foi hoje anunciado.
A AMT adiantou em comunicado que a candidatura, apresentada no Congresso Mundial das Bio-Regiões, realizado em Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, conta com o apoio do Governo Regional dos Açores.
O presidente da AMT, Luís Silveira, citado no comunicado, admite que a criação de uma bio-região irá contribuir para a promoção do destino turístico e para a sustentabilidade e desenvolvimento das três ilhas, “no seu todo e, em particular, para cada um dos seus seis municípios”.
As bio-regiões são áreas geográficas onde agricultores, cidadãos, operadores turísticos, associações e poder local “estabelecem uma parceria para a gestão sustentável dos recursos locais, dando centralidade à produção e consumo alimentar de base biológica e agro-ecológica”, lê-se na nota.