A Direção da Federação de Bombeiros da Região Autónoma dos Açores reuniu-se em Ponta Delgada e Vila Franca do Campo, no dia 29 de junho, para discutir o futuro do setor e fazer um ponto de situação do mesmo.

Na reunião, realizada em Ponta Delgada a Federação analisou o valor de dívidas dos fornecedores para com as Associações que atualmente ultrapassa as centenas de  milhares de euros, o que está a estrangular financeiramente as instituições, que já de si têm a sua situação débil, fazendo com que hajam atrasos sucessivos nos investimentos urgentes e necessários para os Corpos de Bombeiros.

Do valor em dívida mais de 60% resulta de atrasos de pagamentos das unidades hospitalares e fundo de coesão.

Outro aspecto analisado na reunião prende-se com o modelo de financiamento necessário a implementar na Região e que tem sido trabalhado ao longo dos últimos meses para implementação até ao final de 2024.

Uma das outras preocupações analisadas pelos responsáveis da Direção da Federação, tem a haver com a massa salarial dos bombeiros na Região e as receitas necessárias para atualizar a mesma.

Em cima da mesa esteve também a análise à comunicação do SNBP/ANBP para uma eventual greve no setor. O apelo que a Federeção faz a todos os bombeiros é de bom senso para, que se permita às Associações tempo para conseguir implementar todas as metodologias de financiamento e posteriormente encetar negociações com o setor para aumentos salariais.

Uma greve no atual contexto será, colocar as Associações numa situação ainda mais complicada em termos financeiros, tendo como consequência o incumprimento de contratos e as respetivas indeminizações que serão pagas na íntegra pelas Associações Humanitárias.

O setor necessita de todos e para isso é necessário previsibilidade e tranquilidade, nunca deixando de lutar por um setor melhor e com maior qualidade, foi o repto deixado pela Direção da Federação num encontro mantido com o Secretário Regional do Ambiente e Ação Climática que, tutela a Proteção Civil dos Açores bem como, o Presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, numa segunda reunião realizada pela Direção agora em  Vila Franca do Campo.

Neste encontro, a Federação transmitiu aos responsáveis do setor na Região, a necessidade urgente de regularização das verbas em atraso e ainda a rápida implementação dos documentos legislativos que valorizarão a carreira de bombeiro, nomeadamente o Estatuto do Bombeiro.

Todos os alertas deixados foram registados para resolução nos próximos meses, por forma a garantir que todos os Corpos de Bombeiros tenham um futuro.

PUB