A Azores Airlines já iniciou as ligações diretas entre a cidade italiana de Milão e a cidade de Ponta Delgada com a ligação inaugural operada pelo Airbus A321neo LR, que partiu de Ponta Delgada pelas 07H30 da manhã e regressou a Ponta Delgada às 16H50.
A concretização desta ligação é o culminar de um processo no qual a companhia aérea e os agentes de promoção têm estado fortemente empenhados. Milão representa um destino com relevância do ponto de vista da confluência de tráfego e da captação de novos fluxos turísticos. O aeroporto de Milão-Malpensa é o segundo maior aeroporto de Itália no que respeita ao tráfego de passageiros e representa o quinto mercado emissor de turistas para o Arquipélago dos Açores.
Os Açores são um destino encantador no meio do Atlântico, e os turistas italianos têm demonstrado interesse em explorar suas maravilhas naturais. De acordo com um estudo realizado pelo IPDT – Turismo e Consultoria, os turistas que visitam os Açores demonstram um elevado nível de satisfação e intenção de recomendação do destino. O Turismo de Portugal registou um número significativo de hóspedes italianos no arquipélago, com 26 mil hóspedes em 2023 e um total de 72 mil dormidas. Este voo direto representa a forma mais cómoda e rápida de chegarem aos Açores.
Para celebrar o arranque destas operações diretas, o Aeroporto de Milão-Malpensa preparou uma ação simbólica para marcar o início da rota, na qual não faltou o tradicional corte de fita e a partilha de um bolo alusivo ao momento.
Acolhimento igualmente caloroso, preparou o Aeroporto João Paulo II, em Ponta Delgada, com oferta de lembranças do destino aos passageiros, ação promovida pela Visit Azores, onde não faltou o registo fotográfico icónico fotográfico com a tripulação do voo inaugural e individualidades presentes.
De acordo com Graça Silva, Diretora de Vendas, Marketing e Comunicação do Grupo SATA, “Esta será mais uma aposta vencedora. Com esta operação, a Azores Airlines continua a consolidar as apostas que tem vindo a fazer no continente europeu. Embora estejamos no arranque da operação, a procura registada até ao momento já nos permite perspetivar uma muito boa ocupação de verão, onde contaremos com esta aposta num mercado com enorme potencial de crescimento”.
O horário desta operação permite, ainda, ligar Milão a Boston, mediante uma breve escala nos Açores. Os passageiros poderão também escolher a opção StopOver Azores, que permite uma paragem intermédia até sete dias, antes de prosseguir viagem até ao destino final. As reservas estão disponíveis através do site da companhia aérea, nos pontos
de venda físicos, bem como em agências de viagens tradicionais e agências de viagens online.