O Sindicato dos Trabalhadores da Administração Publica (SINTAP) e a União Regional das Instituições de Particularidade Social dos Açores (URIPSSA) alcançaram um acordo que permite um aumento de 6,82% no salário dos trabalhadores, foi hoje revelado.
“Na sequência dum longo e árduo processo negocial anual” entre o SINTAP e a URIPSSA, “foi possível chegar a um acordo coletivo de trabalho” para os trabalhadores das IPSS para 2024, “através do qual se conseguiu proceder a uma valorização profissional e remuneratória”, com efeitos retroativos a 01 de janeiro de 2024”, indicou o sindicato num comunicado de imprensa.
A atualização salarial traduz-se “num aumento de 63 euros sobre todos os níveis da tabela de 2023”, explica o SINTAP na nota enviada às redações.
Além disso, o acordo contempla um “aumento de cerca de 10% do subsídio de refeição (que passa de 5 para 5,50 euros), revisão e valorização de carreiras”, acrescenta o sindicato.
Em declarações à Lusa, após a assinatura do acordo, celebrado hoje, em Ponta Delgada, o dirigente nacional e regional do SINTAP, Orlando Esteves, especifica que, todos os anos, o sindicato, ”depois de atualizado o ordenado mínimo, tem feito as [suas] convenções em que retira toda a gente do salário mínimo, de novo”.
“E é o que vai acontecer, uma vez mais. Aqueles trabalhadores que ganhavam abaixo dos 861 euros [valor atualizado em janeiro do salário mínimo], agora vão ter o diferencial em relação a 2023. Não vão ter mais 63 euros sobre o aumento do ordenado mínimo mas em relação à tabela de 2023, o que significa que ninguém vai ter aumentos em 2024 abaixo dos 63 euros, para além das mais valia da progressão dos níveis”, explicou Orlando Esteves.
O sindicalista referiu-se ainda à “valorização das carreiras, que se está a fazer há alguns anos, com subidas de níveis”, a par de “categorias que não tinham progressões” e que passam a ter no Contrato Coletivo de Trabalho, o que “tem acontecido desde 2022 derivado da boa negociação por parte da URIPSSA”.
O dirigente apontou que são cerca de 3.300 os trabalhadores das IPSS que irão beneficiar da valorização salarial, enquanto associados do SINTAP e do SINDESCOM – Sindicato dos Profissionais de Escritório, Comércio, Indústria, Turismo e Serviços e Correlativos da Região Autónoma dos Açores.
Os não associados só beneficiarão “se houver alguma portaria de extensão”, acresentou.