O Bloco de Esquerda defende a atribuição de apoios específicos aos produtores agrícolas que façam uma transição agroecológica para uma produção mais sustentável. Estes apoios devem garantir a melhoria dos rendimentos dos produtores para que haja um incentivo à introdução de práticas sustentáveis.
Em declarações após uma reunião com a Associação Terra Verde, em São Miguel, Aurora Ribeiro, afirmou que é urgente fazer uma transição para uma agricultura mais amiga do ambiente e mais sustentável, mas salientou que “não podem ser os agricultores a pagar esta transição” e por isso “tem que haver um grande investimento e deve ser dada prioridade máxima” à criação de apoios que permitam esta alteração no modo de produção e um incentivo à diversificação agrícola.
A candidata do Bloco ao parlamento europeu refere que está em causa não só a proteção do ambiente, mas estas práticas sustentáveis e ecológicas são também uma questão de saúde pública, porque quanto mais sustentáveis e amigas do ambiente forem os métodos de produção, melhor qualidade terão os produtos.
Também por isso, Aurora Ribeiro considera importante criar fatores de majoração para os produtores que consigam fazer uma produção mais sustentável.
Neste processo, é fundamental garantir que os apoios atribuídos para a transição para uma produção mais sustentável são suficientes para incentivar os produtores a fazer estas alterações.
Para Aurora Ribeiro, é importante introduzir estas alterações nos Açores o mais cedo possível, porque atualmente “a produção é muito dependente de fatores de produção externos – rações, fertilizantes e produtos químicos – e com as flutuações do mercado estes preços têm subido, diminuindo as margens de lucros dos produtores”.
A candidata do Bloco defendeu ainda “o reforço das políticas de coesão para a agricultura, como o POSEI, e também a criação daquele que tem vindo a ser chamado de POSEI Transportes, para apoiar a exportação de produtos dos Açores para o exterior.
Até para “permitir que todos os europeus possam ter acesso aos produtos de excelência que são feitos nos Açores”, disse a candidata.