Nos últimos 2 meses, o Município de Angra do Heroísmo, procedeu à entrega de habitações sociais às famílias, após o processo de requalificação no âmbito do Plano de recuperação e Resiliência – 1º Direito.
De um total de 7 habitações em requalificação na Vila do Porto Judeu, a 5 de abril foram entregues uma habitação de tipologia T3 e outra T4. Já no mês de maio e na freguesia da Feteira, foram entregues 3 habitações, sendo duas T1 e outra T2, beneficiando assim as melhorias de habitabilidade de 5 famílias do concelho de Angra do Heroísmo.
“É com grande satisfação que o Município de Angra do Heroísmo entregou mais 5 habitações, integradas nas 13 empreitadas concessionadas pela Câmara Municipal para a reabilitação de 173 focos, localizadas em dez freguesias do concelho, possibilitando assim melhores condições de vida a quem não dispõe de capacidade financeira para suportar o custo do acesso a uma habitação adequada”, refere Fátima Amorim, Vereadora da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.
As empreitadas a decorrer visam dar resposta às carências habitacionais dos agregados, nomeadamente ao nível da precaridade, sobrelotação, inadequação, insalubridade e insegurança. Para além das habitações entregues no Porto Judeu e na Feteira, estão em fase de reabilitação habitações nas freguesias de São Sebastião, São Bento, Vila de São Mateus, São Bartolomeu, Santa Bárbara e Altares.
As empreitadas concessionadas estão a ser realizadas no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e do 1.º Direito, um programa de aplicação nacional, que visa apoiar a promoção de soluções habitacionais.
“A entrega destas habitações é um passo muito importante para alcançar os objetivos traçados na Estratégia Local de Habitação, contribuindo, ativamente, desta forma o investimento no bem-estar das pessoas, lançando assim as bases para que estas famílias tenham um futuro mais digno.” Refere Fátima Amorim.