O secretário regional do Mar e Pescas, Mário Rui Pinho, congratulou-se hoje com a requalificação do entreposto frigorífico da Madalena, na ilha do Pico, orçada em 7,3 milhões de euros.
Mário Rui Pinho considerou que, com a requalificação do entreposto frigorífico da Madalena, “todo o setor das pescas está de parabéns”, sendo esta uma infraestrutura “ao serviço de todas as pessoas ligadas à pesca na ilha”.
“A história da ilha do Pico está intimamente relacionada com a pesca do atum, a sua transformação e comercialização. Todo o setor das pescas está hoje de parabéns. Esta infraestrutura está ao serviço de todas as pessoas ligadas à pesca na ilha do Pico: pescadores, armadores e indústria”, afirmou o governante, citado em nota de imprensa.
Segundo a nota, o entreposto frigorífico da Madalena, inaugurado em 1988, “sofreu, ao longo dos anos, algumas obras de manutenção tanto nos equipamentos como no edifício”, mas a estrutura do edifício “apresentava sinais evidentes de degradação e os equipamentos sinais de desgaste”.
A requalificação do entreposto frigorífico da Madalena foi adjudicada por 7,3 milhões de euros, tendo a empreitada sido financiada pelo programa operacional MAR2020, através do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP).
O titular da pasta das Pescas abordou, entretanto, a “abundante safra de atum” na região como “consequência de uma estratégia de médio prazo, que apostou no desenvolvimento da frota, com o intuito de aumentar a quantidade de atum pescado”.
Mário Rui Pinho deixou a mensagem que agora há que “planear e organizar melhor, mês a mês, a safra de atum, tendo em conta que a quota atribuída aos Açores é conjunta com a Região Autónoma da Madeira”.