O investimento regional em programas de apoio à habitação desde 2021 já ultrapassa os 43 milhões de euros, tendo sido apoiadas mais de 9.400 famílias, adianta a Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego.
Maria João Carreiro falava esta semana na ilha Terceira, durante a entrega de três moradias, de um lote de 16 na freguesia dos Biscoitos, renovadas no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), num investimento de 283 mil euros.
“Estas moradias estão a ser recuperadas com investimento do PRR e entregues a jovens famílias com filhos ou monoparentais, através de programas regionais, neste caso renda apoiada, no que constitui um bom exemplo da articulação de instrumentos financeiros para resolver problemas de habitação”, enalteceu.
O valor global de investimento nas famílias, em matéria de habitação, inclui cerca de um milhão de euros no apoio à construção e aquisição de habitação própria e permanente, quase sete milhões de euros às câmaras municipais, no âmbito dos Contratos ARAAL em vigor e onde são apoiadas mais de 1.200 famílias.
Ainda no apoio às famílias, a Região tem, continuamente, apoiado na recuperação de habitação degradada, através do “Casa Renovada – Casa Habitada”, tendo executado, em apoios diretos às famílias açorianas, oito milhões de euros.
Maria João Carreiro destacou o investimento no apoio direto ao pagamento das rendas às famílias açorianas.
“Desde 2021 o valor do investimento nesta matéria nunca foi inferior a três milhões de euros, valor nunca atingido até então. O investimento global, entre 2021 e 2023, aproximou-se dos 10 milhões de euros”, constatou.
No Plano e Orçamento da Região 2024 está previsto o investimento de mais 3,5 milhões de euros para apoiar 2.022 famílias, valor que poderá aumentar tendo em conta que as candidaturas ao IA Jovem estão abertas até ao final do mês de maio.