O Governo dos Açores revelou hoje que os postos de turismo de Santa Maria já estão a funcionar normalmente desde 30 de outubro, depois de terem estado temporariamente encerrados devido à “carência de recursos humanos”.
Numa resposta a um requerimento do PS, o executivo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM) adiantou que pretendia colocar um funcionário proveniente de um programa ocupacional nos Postos de Informação Turística de Santa Maria para “assegurar o normal funcionamento” dos serviços.
À agência Lusa, fonte da secretaria do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas confirmou entretanto a colocação do funcionário, estando os postos de turismo operacionais desde 30 de outubro.
Na resposta aos deputados socialistas, o Governo dos Açores explicou que os postos turísticos dispõem de duas funcionárias, estando uma delas ausente por “questões de saúde”.
A “carência de recursos humanos”, admitiu o executivo, levou à abertura de uma vaga para assistente técnico, que acabou por não ser preenchida porque a única candidata selecionada invocou “motivos pessoais” para “não celebrar o contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado”.
“Concomitantemente, a vigência do programa ocupacional terminou a 02 de setembro de 2023, o que deu azo a que os Postos de Informação Turística de Santa Maria se encontrassem encerrados temporariamente, entre 27 de setembro e 17 de outubro, por motivo de gozo de férias da única assistente técnica que, então, assegurava o seu funcionamento”, esclareceu o governo.
Em 13 de outubro, o grupo parlamentar do PS/Açores questionou o Governo Regional sobre as razões do encerramento dos dois postos de turismo da ilha de Santa Maria.
No requerimento entregue na Assembleia Legislativa Regional açoriana, os deputados socialistas Joana Pombo e João Vasco Costa perguntaram ao executivo liderado por José Manuel Bolieiro quais são as razões para o fecho dos Postos de Informação Turística de Santa Maria e do aeroporto e “qual a sua previsão de abertura”.