Sou Noélia Arruda, nutricionista e hoje vamos falar sobre os tipos de Dietas Equilibradas
De acordo com a cultura alimentar nas várias zonas geográficas, a ciência começou a identificar que determinados grupos de alimentos e consumos alimentares tinham um impacto benéfico em termos de saúde e longevidade naquelas civilizações.
A Alimentação Macrobiótica tem um pressuposto que assenta na filosofia chinesa em haver equilíbrio entre a bipolaridade de tudo o que rodeia, como exemplo, noite e dia. Neste sentido também os alimentos são classificados em Yin e Yang – por exemplo os alimentos Yin são os doces, frios e passivos e os alimentos Yang são salgados, quentes e agressivos. Ainda assim na alimentação macrobiótica a recomendação é um consumo de alimentos próximos da sua produção num raio de 50 km no máximo de distância. Graficamente a pirâmide macrobiótica considera no padrão alimentar consumir diariamente cereais integrais, vegetais e leguminosas, seguindo-se o peixe, as frutas, sementes e frutos oleaginosos. Alimentos como a carne, ovos e lacticínios devem ser consumidos esporadicamente ou retirados da alimentação.
A Alimentação Ayurveda tem um forte componente espiritual, para a manutenção da vida e da saúde. Em primeiro lugar classifica o individuo de acordo com a sua constituição – o Prakriti. O Prakriti divide-se em três humores, ou seja, os tipos principais de características do humano, denominadas de Vata, Pitta e Kapha, que são os tipos puros. Estes três humores têm de estar em equilíbrio através de condições básicas e uma delas é a alimentação, que deve ser adequada a cada Prakriti. Por outro lado, os alimentos possuem energia, ou seja, os alimentos possuem Gunas, que de acordo com a sua qualidade podemos os dividir em: alimentos Sáttvicos que são harmoniosos e nutritivos, por exemplo o feijão, as amêndoas e a banana; os alimentos Rajásicos são excessivamente estimulantes para o corpo e mente, como por exemplo o abacate, o limão e as azeitonas, e os alimentos Tomásicos provocam descompensação da energia do corpo, como por exemplo a carne, os adoçantes e alimentos fritos. Neste tipo de alimentação considera-se que a dieta Sattvica é utilizada pela medicina Ayurveda.
O Flexitarianismo é uma combinação entre o Flexível e o Vegetarianismo. Muitas vezes as pessoas praticam um regime alimentar reduzido em carne ou passam muito tempo sem comer carne, o que não significa que sigam a filosofia Vegan! O Flexitarianismo restringe, mas não drasticamente a carne, há sobretudo uma preocupação por consumo de proteína de origem vegetal. Os benefícios deste tipo de alimentação para a saúde são inúmeros: diminui o risco de doença cardiovascular e acidente vascular cerebral. Estudos constatam que um maior consumo de vegetais e menor consumo de produtos de origem animal podem ajudar indivíduos a controlar e a reduzir o peso corporal. Populações com uma alimentação baseada em produtos vegetais em detrimento de produtos animais têm uma maior longevidade em cerca de 2 anos. Estudos referem ainda que indivíduos com síndrome metabólica beneficiam com este regime alimentar.
Grata pela sua atenção e relembro: Os Alimentos são para Todos os dias. E a sua Saúde? Viva Bem… Coma melhor!
Até para a semana!