O grupo parlamentar do PS/Açores questionou o Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) sobre as razões do encerramento dos dois Postos de Turismo da ilha de Santa Maria, foi hoje anunciado.
Num requerimento entregue na Assembleia Legislativa Regional açoriana, os deputados socialistas Joana Pombo e João Vasco Costa perguntam ao executivo liderado por José Manuel Bolieiro quais são as razões para o fecho dos Postos de Informação Turística de Santa Maria e do aeroporto e “qual a sua previsão de abertura”.
“Quais as medidas que o Governo Regional tomará para que esta situação não se volte a repetir e para que seja assegurado, sempre e em qualquer circunstância, a abertura dos Postos de Informação Turística, na ilha de Santa Maria, em qualquer altura do ano?”, também pergunta o PS.
Os dois parlamentares querem ainda saber qual é “o quadro de pessoal afeto aos referidos Postos de Informação Turística” da ilha de Santa Maria.
Segundo os socialistas, os dois Postos de Turismo encontram-se encerrados “desde a última semana do mês de setembro” e exibem a indicação “Todos os Dias: Temporariamente Encerrado”, “sem que haja qualquer outra informação adicional de data prevista de abertura”.
O PS/Açores justifica o pedido de explicações por considerar que “esta é mais uma situação bem reveladora do abandono a que o Governo Regional da coligação PSD/CDS/PPM, apoiada pelo Chega, votou a ilha de Santa Maria”.
Os Postos de Turismo “são um recurso utilizado por muitos turistas, principalmente à sua chegada e para planificação de sua estadia, sendo de extrema importância para a divulgação de toda a informação sobre a ilha, património cultural e ambiental, assim como sobre a economia local – restauração, artesanato, entre outros”, lê-se.
Os subscritores do requerimento lembram que o turismo é “um setor basilar na economia regional, importante para a criação de valor para os residentes que dele, direta ou indiretamente, dependem”.
“Os Açores são o único arquipélago no mundo certificado como Destino Turístico Sustentável, tendo alcançado o seu terceiro nível de prata, reconhecimento do ‘EarthCheck’, distinção possível por todo o trabalho desenvolvido por anteriores Governos, liderados pelo Partido Socialista, que dotaram todas as ilhas, sem exceção, de infraestruturas que permitiram o usufruto de todo o património natural e cultural (…), extensível a todos os meses do ano”, lembram Joana Pombo e João Vasco Costa.
Na opinião dos socialistas, é “necessário que as valências dos serviços do próprio Governo Regional estejam preparadas e disponíveis para que seja possível a sua abertura constante durante todo o ano”.