A Universidade dos Açores (UAc) acolhe, de 5 a 7 de julho, no campus de Ponta Delgada, o Workshop One Ocean, um encontro internacional que junta ciência climática interdisciplinar, políticas públicas e conexões humanas com o oceano, no contexto da One Ocean Expedition e do curso internacional One Ocean Field Course.
O evento reúne cientistas, estudantes, decisores políticos e organizações ligadas ao mar, oriundos de vários países, para discutir soluções inovadoras face aos desafios oceânicos contemporâneos — da biodiversidade marinha às alterações climáticas e à geopolítica dos oceanos.
Organizado pela Universidade de Bergen (UiB), Universidade dos Açores (CIBIO/InBio Açores e Instituto OKEANOS), Universidade do Texas em Austin, Comité Nacional da Década do Oceano e COI–UNESCO, o encontro conta com o apoio da Embaixada da Noruega em Lisboa e do Programa UT Austin–Portugal.
O Workshop One Ocean integra a Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021–2030), iniciativa da ONU que visa reforçar a ligação entre ciência e políticas públicas, promovendo a sustentabilidade dos oceanos.
O evento decorre em paralelo com a escala, em Ponta Delgada, do emblemático
(2 a 8 de julho), no âmbito da One Ocean Expedition. O navio, que partiu de Nice (França), após participar na Conferência dos Oceanos da ONU, segue rumo a Nuuk, na Gronelândia. A bordo viajam estudantes e docentes das Universidades de Bergen, Harvard, Johns Hopkins e UT Austin, envolvidos em atividades interdisciplinares sobre clima, biodiversidade, oceanografia e diplomacia oceânica.
A sessão de abertura do workshop, a 5 de julho, contará com a presença da Reitoria da Universidade dos Açores, representantes da Embaixada da Noruega, bem como membros dos Governos Regional e da República com responsabilidades na área do mar. O destaque será dado à cooperação luso-norueguesa no domínio do crescimento azul e das indústrias marítimas. Seguir-se-á um painel de alto nível com representantes da Noruega, Portugal e Estados Unidos, que irão partilhar perspetivas sobre a cooperação internacional no contexto da Década dos Oceanos.
O programa do workshop está estruturado em quatro grandes sessões temáticas, alinhadas com os principais desafios globais definidos pela ONU:
- Crise oceânica e soluções baseadas no mar;
- Resiliência costeira e riscos climáticos;
- Observação oceânica e sistemas globais;
- Relação da sociedade com o oceano.
No sábado à noite, dia 5 de julho, o público poderá assistir a uma sessão aberta com Bruce Howe, especialista mundial da Universidade do Havai, que irá apresentar a inovadora tecnologia dos SMART Cables (cabos submarinos inteligentes), seguidos da exibição do documentário Ilha dos Gigantes, do realizador Nuno Sá.
O programa completo está disponível online.