Estão abertas as candidaturas ao novo programa REDES – Rede Regional de Voluntariado Jovem, uma iniciativa da Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego, através da Direção Regional da Juventude, que visa promover a participação cívica e comunitária dos jovens açorianos em todo o arquipélago.
O programa destina-se a jovens entre os 15 e os 28 anos, independentemente do nível de escolaridade ou situação profissional, que podem inscrever-se através do portal da Juventude dos Açores. O REDES apresenta duas modalidades:
Curta duração, para projetos de um a cinco dias, como requalificação de moradias ou recolha de animais vadios, entre outras ações sociais e comunitárias;
Regular, destinada a projetos de três a nove meses em instituições com atividade permanente, como lares de idosos e associações de apoio à deficiência.
Os participantes em projetos de curta duração recebem uma bolsa entre 21 e 75 euros, enquanto nos projetos regulares a bolsa mensal pode atingir os 180 euros, totalizando até 1.620 euros para nove meses de voluntariado.
A Secretária Regional da Juventude, Maria João Carreiro, sublinha a importância da adesão das entidades parceiras, como IPSS e associações sem fins lucrativos, para a dinamização do programa e a criação de oportunidades de voluntariado para os jovens.
“Se é certo que os programas de juventude não vivem sem os jovens, também não é errado dizer-se que as entidades, associações e organizações são essenciais na dinamização destes mesmos programas para os nossos jovens”, destacou a governante, durante a apresentação do REDES, nas Lajes do Pico.
O REDES pretende afirmar o voluntariado como instrumento de desenvolvimento pessoal, social e comunitário, promovendo a partilha de conhecimentos e a aquisição de competências essenciais para a formação dos jovens açorianos.