O presidente do Grupo Parlamentar do PSD/Açores, João Bruto da Costa, destacou esta segunda-feira a cooperação institucional entre o Governo Regional, liderado por José Manuel Bolieiro, e o Poder Local, apontando-a como “fundamental para servir melhor os açorianos”.
A declaração foi proferida no final de uma reunião com o executivo da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, que marcou o início das jornadas parlamentares do PSD/Açores na ilha, a decorrer até quinta-feira.
“É lema e também motivação da atual governação ver o Poder Local como parceiros estratégicos, o que não sucedia anteriormente com os governos socialistas”, afirmou João Bruto da Costa, sublinhando que o atual relacionamento institucional “tem sido profícuo na resolução de desafios locais”, embora reconheça que ainda há trabalho a fazer na ilha Graciosa.
Entre as principais preocupações destacadas estão as questões da demografia e dos transportes, que, segundo o deputado, “são problemas que se arrastam há décadas” e exigem uma abordagem conjunta entre o Governo Regional e o município.
João Bruto da Costa salientou ainda a “diferença abissal” no relacionamento entre o Governo Regional e a autarquia graciosense desde que José Manuel Bolieiro assumiu a liderança do executivo açoriano, em contraste com a postura dos anteriores governos regionais.
“Há um esforço de todos na resolução de problemas que, em momentos de maior pressão, afetam áreas como os transportes aéreos, marítimos, a exportação de produtos e a mobilidade de passageiros. Estamos empenhados em responder às legítimas aspirações dos graciosenses”, afirmou.
Durante o encontro, o líder parlamentar social-democrata revelou também que o lançamento do concurso para a Marina da Barra está iminente. A infraestrutura representará, segundo disse, “a maior obra de sempre da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa em termos de volume financeiro”.
“Será uma obra que os graciosenses ambicionavam há muitos anos e que finalmente verá o seu concurso lançado”, concluiu João Bruto da Costa.